Carnaval: Vigário Geral homenagea o jornalista “Vagalume”

Baixar


Logo Agência Brasil

Francisco Guimarães foi um dos grandes jornalistas e cronistas da história da cidade do Rio de Janeiro. Apelidado de “Vagalume” por escrever sobre a noite nas periferias cariocas, ele narrava episódios alegres protagonizados pela população negra marginalizada.

Agora, é a vez da escola de samba Acadêmicos de Vigário Geral, nascida e criada no bairro da Zona Norte do qual herdou o nome, iluminar no carnaval 2025 da Série Ouro esta figura tão importante, mas pouco conhecida.

Notícias relacionadas:

  • MPF pede que Prefeitura do Rio mude regras para ambulantes no Carnaval.
  • Incêndio chama atenção para riscos à segurança do trabalho no carnaval.

O enredo “Ecos de um Vagalume” fala sobre o popular cronista e dramaturgo, que desafiou as elites. Na época da Primeira República, na virada do século 19 ao 20, Francisco Guimarães foi um dos raros jornalistas negros a ocupar espaço em uma redação, poucos anos após a abolição da escravatura.
 
Ele levou à população um outro olhar sobre o subúrbio carioca, antes representado apenas como zona de violência. Vagalume jogou os holofotes sobre as festas populares, as religiões de matriz africana, o samba e o carnaval.

São os carnavalescos Caio Cidrini e Alex Carvalho os responsáveis por levar a história do jornalista ao Sambódromo. Para a dupla, é uma surpresa que o Vagalume ainda não tenha sido a estrela de nenhum enredo. A ideia, segundo Caio Cidrini, é levar à avenida a vida boêmia que o jornalista descrevia em seus textos.

Um marco para a cultura popular brasileira, Francisco Guimarães publicou o livro Na Roda do Samba em 1933, obra que homegeava sambistas dos morros cariocas, e marcou a popularização desse ritmo como símbolo nacional.

Ao escrever sobre a música da periferia, Vagalume abriu as portas para o espetáculo grandioso que conhecemos hoje.

A Vigário Geral será a terceira escola da Série Ouro a desfilar na Marquês de Sapucaí  no sábado, 1º de março. 

* Com supervisão de Vitória Elizabeth. 

Brasília-DF- 21/02/2025 ARTE / SÉRIE CARNAVAL. série sobre escolas de samba. Crédito/ Editoria de arte.

© Crédito/ Editoria de arte.

Cultura Francisco Guimarães foi pioneiro em falar de carnaval nos jornais Rio de Janeiro (RJ) MPF pede que Prefeitura do Rio mude regras para ambulantes no Carnaval Incêndio chama atenção para riscos à segurança do trabalho no carnaval 23/02/2025 – 14:00 Vitória Elizabeth / Raíssa Saraiva Caio Azevedo – Estagiário da Rádio Nacional* carnaval 2025 Carnaval Rio 2025 Sapucaí escolas de samba Série Ouro Acadêmicos de Vigário Geral domingo, 23 Fevereiro, 2025 – 14:00 3:43

Adicionar aos favoritos o Link permanente.