Unimed Teresina tem nova unidade dedicada a terapias especiais para crianças


A nova sede é expansão do Espaço THEAcolher e será um novo cetro de terapias especiais, como o Transtorno do Espectro Autista. A Unimed Teresina já iniciou os atendimentos na nova sede do Espaço THEAcolher, um ambiente exclusivo para acolhimento de crianças em terapias especiais de Transtornos Globais do Desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na primeira etapa, já foram abertas 150 novas vagas, além das 287 crianças que eram atendidas na unidade ilhotas, totalizando 3.500 atendimentos por mês.
O Novo THEAcolher fica no bairro Jóquei Clube, rua Durvalino Couto, nº 1220, em Teresina, sendo uma expansão do projeto criado em 2023. “A Unimed Teresina quer acolher da melhor forma as famílias atípicas e as crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento. O novo espaço é mais amplo e confortável, priorizando o bem-estar dos pacientes. Entre as novidades, tem espaços lúdicos e um jardim sensorial, que permite maior contato com a natureza”, detalha Iara Cristina, gerente de Regulação em Saúde da Unimed Teresina.
O novo espaço é mais amplo e confortável, priorizando o bem-estar dos pacientes.
Comunicação Unimed Teresina
Um dos primeiros pacientes do THEAcolher, assim que o projeto começou em 2023, foi o Raul Coelho Carvalho, de 7 anos, diagnosticado com TEA. O avô, Hugo Carvalho, elogia o serviço oferecido pela Unimed Teresina. “Já indiquei para mais de 200 pessoas. O nome THEAcolher é perfeito, pois lá é um verdadeiro acolhimento. Raul, de uns tempos para cá, começou a perguntar quando vai. Ele tem atendimento às terças, quartas e quintas, e vai todo contente, pergunta pelo Ramon, terapeuta ocupacional, e pela fonoaudióloga”.
Raul Carvalho, 7 anos, acompanhado do avô, Hugo Carvalho.
Comunicação Unimed Teresina
O acolhimento do pequeno Raul Carvalho inclui psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, terapia alimentar, psicologia e musicoterapia. “Se eu fosse avaliar de 0 a 10, a evolução do meu neto Raul foi 11. Só temos elogios. Ele melhorou no comportamento, está mais tranquilo. Raul não era verbal e, há sete meses, começou a falar, mesmo que pouco. Ele não escovava os dentes e o Ramon o ensinou. Não ia ao banheiro sozinho, e agora vai e escolhe o que quer vestir. Ele não fazia nada disso antes”, comemora o aposentado Hugo Carvalho, avô de Raul.
O investimento da Unimed Teresina nesta nova sede para o THEAcolher vai garantir aos beneficiários um dos maiores centros de terapias especiais do Piauí. “Os terapeutas estão comunicando os agendamentos com antecedência para que os responsáveis saibam quando cada criança será atendida na nova sede. Nos últimos anos, chamou a atenção o aumento no número de casos de crianças com transtorno global do desenvolvimento. Então, a Unimed Teresina decidiu dar um passo a mais e ampliar o leque de oportunidades aos beneficiários”, detalha a gerente de Regulação em Saúde da Unimed Teresina, Iara Cristina.
Sobre o THEAcolher
Uma estrutura única em Teresina.
Comunicação Unimed Teresina
A estratégia da Unimed Teresina, voltada para esse acolhimento, oferece desde 2023 uma estrutura única em Teresina, que reúne todas as terapias especiais para crianças em um só lugar. Todas as terapias especiais precisam ser solicitadas pelos médicos dos pacientes, que também podem encaminhar a solicitação de avaliação. São oferecidos atendimentos em psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e outras especialidades.
Para ter acesso ao Espaço THEAcolher, é necessária a autorização da guia médica, que pode ser solicitada pelo SAC Unimed Teresina, por telefone e/ou WhatsApp, no número 2107-8000. Após a aprovação da autorização, os pacientes podem ser atendidos no espaço ou encaminhados para a rede de prestadores da Unimed Teresina.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.