Baixar
Tocar
A chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos dias 21 e 22 de abril.
A incidência de meteoros cortando os céus do país está cada vez maior desde o dia 14 de abril, quando o Planeta Terra começou a atravessar o rastro de poeira e detritos deixados pelo Cometa Tatcher.
Trata-se da chuva de meteoros Líridas, que anualmente brinda os amantes da astronomia com visualizações de objetos que literalmente são de outro planeta.
Especialista em ciências planetárias e coordenador do projeto brasileiro de pesquisa de meteoros Exoss, o astrônomo Marcelo De Cicco, do Observatório Nacional, diz que quem estiver em um lugar escuro e nos horários de menor luminosidade lunar poderá ver até 18 meteoros por hora.
Para isso, basta olhar predominantemente para o norte.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, se queimando parcial ou totalmente devido ao choque com a atmosfera terrestre.
Esse fenômeno deixa um risco luminoso no céu, e é popularmente chamado de “estrela cadente”.

Geral Fenômeno deixa risco luminoso no céu Brasília 18/04/2025 – 16:34 Paula de Castro / Liliane Farias Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil Chuva de Meteoros líridas sexta-feira, 18 Abril, 2025 – 16:34 1:16