
Animal ficou preso no buraco que fica no entorno da Reserva Biológica de Sooretama, no Norte do Espírito Santo. Anta precisou ser sedada e resgate durou cerca de seis horas. Anta de 200 kg cai em poço e é resgatada com ajuda de guindaste
Uma anta de 200 kg caiu em um poço artesanal que fica no entorno da Reserva Biológica de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, e precisou ser resgatada com ajuda de um guindaste na quarta-feira (23). Vídeos (veja acima) feitos pela equipe de resgate da reserva mostram momentos do animal tentando ser contido pelas veterinárias e depois sendo içado para fora do buraco.
A ação durou cerca de seis horas e precisou de uma equipe de mais de dez pessoas, entre veterinários e agentes ambientais, que sedaram o animal para evitar o estresse e conseguir retirá-lo do local.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A agente ambiental da reserva, Sheyla Rossi, participou do resgate e disse que o bicho é um macho jovem. O mamífero teve algumas escoriações no corpo, principalmente nas unhas, ao se debater para tentar sair do poço.
A estrutura tinha cerca de dois metros de profundidade e era utilizado como reservatório da propriedade.
Anta de 200 kg caiu em poço artesanal de propriedade no entorno da Reserva Biológica de Sooretama, no Espírito Santo, e teve ferimentos ao tentar sair do local
Reserva Biológica de Sooretama
Por ser muito grande, nenhum centro de reabilitação do estado tinha capacidade de receber o animal. A anta, então, foi levada para a sede da reserva biológica, onde foi acompanhada por veterinários e foi solta na noite do mesmo dia. Ela será monitorada pelos agentes da reserva.
Resgate delicado
De acordo com a agente ambiental, a reserva recebeu um chamado da propriedade entre 7h e 8h de quarta-feira. Uma funcionária do local relatou que uma onça teria caído no poço.
A equipe se deslocou até a fazenda e, quando chegou no local, se deparou com uma anta, o maior mamífero terrestre da América do Sul, que pode chegar até a 300 kg.
“Provavelmente, o animal estava pastando e acabou caindo no poço. Ela caiu primeiro um metro, bateu na tampa e depois caiu para dentro da água, porque só tinha uma tampa de caixa d’água tapando local. Com uma anta de 200 kg só isso não segura. Ele tentava sair, se debatia e gastou a unha tentando sair de lá. Ele estava cansado, chorando, meu coração estava partido ao ver aquela cena”, relatou.
Anta é um jovem macho de aproximadamente 200 kg e precisou de ajuda de guindaste para ser retirado de dentro de poço em Sooretama, Espírito Santo
Reserva Biológica de Sooretama
Nos vídeos é possível ver que o animal aparece já com alguns ferimentos e sangrando, enquanto tenta se mexer no espaço apertado.
Uma retroescavadeira da prefeitura foi acionada para ajudar a içar o animal do poço, além de veterinárias e representantes do Instituto Pró-Tapir (Programa de Monitoramento e Conservação das antas na Mata Atlântica Capixaba), organização sem fins lucrativos que cuida da espécie no estado.
“Tivemos que buscar duas veterinárias de São Mateus para prestar apoio porque o animal estava muito estressado e agitado, e essa espécie pode até morrer por causa do estresse. As veterinárias entraram no poço, deram tranquilizante pra ele na boca e depois na lombar, porque sem isso não íamos conseguir tirar ele de lá, só talvez com a ajuda de 10 a 20 homens”, disse.
LEIA TAMBÉM:
ES participa de desafio mundial que incentiva observação da natureza com fotos e áudios; saiba como participar
VÍDEO: capivara brinca de ‘pega-pega’ com cachorro caramelo e vídeo viraliza na internet
Drone mostra pessoas nadando no meio de cardume de arraias no mar em Vitória; VEJA VÍDEOS
Depois de retirada, a anta foi colocada na caçamba de uma caminhonete e levado para a sede da reserva.
“Ele foi medicado e nós até tentamos ver algum outro local no estado para ele ficar em observação, mas nenhum tinha espaço para ele, é um animal muito grande. Então, a decisão em conjunto da equipe foi soltar o animal e vamos fazer um monitoramento visual dele a partir de outras câmeras de monitoramento que serão instaladas na região próxima onde ele caiu”, contou.
Após resgate de anta em Sooretama, Espírito Santo, animal foi medicado e solto na Reserva Biológica da cidade e vai ser acompanhado por agentes ambientais
Reserva Biológica de Sooretama
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo