Baixar
Tocar
Em celebração ao Abril Indígena, mês que promove a valorização e direitos dos povos originários, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), está com duas novas exposições em cartaz a partir deste fim de semana, em Fortaleza.
Uma delas é chamada “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”. A produção é feita em parceria com o Instituto Tomie Ohtake e traz uma série de imagens do fotógrafo japonês Hiromi Nagakura. As fotografias são registros de diversas expedições realizadas, entre 1993 e 1997, por Nagakura e Krenak, a etnias indígenas localizadas em sete estados brasileiros.
As imagens revelam o modo de vida, gestos, cantos e corpos dos povos originários da Amazônia brasileira e do cerrado.
A outra celebração do Abril Indígena no Museu é a obra audiovisual imersiva “Re-floresta”, da artista amazônida Roberta Carvalho. Por meio da imagem, do som e da projeção, Roberta utiliza a arte digital para propor um olhar crítico e afetivo para os visitantes sobre a Amazônia. Ao interagir com a obra, o público ver a floresta não como uma paisagem exótica ou distante, mas como uma presença viva, política e cultural.

Cultura São Luís 26/04/2025 – 17:35 Samia Mendes / Eliane Gonçalves Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional Abril Indígena MIS Ceará Hiromi Nagakura Ailton Krenak sábado, 26 Abril, 2025 – 17:35 1:34