Baixar
Tocar
Servidores e empregados públicos do Ministério da Saúde em todo o país poderão realizar exames preventivos gratuitos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve, nesta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro para lançar oficialmente a inciativa. A retomada do programa Exames Médicos Periódicos foi anunciada em janeiro deste ano.
Padilha deu detalhes de como esses atendimentos serão realizados:
“Estamos levando os exames para perto de cada ponto de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras. Tem a estrutura fixa, carretas. Vamos aproveitar essa oportunidade para cuidar da nossa saúde para, com isso, cuidar melhor da saúde do nosso povo”.
Também presente no lançamento, o médico e escritor Drauzio Varella falou da importância de garantir o acesso facilitado a exames preventivos:
“Ele se encaixa exatamente nessa questão da prevenção, que é absolutamente fundamental. Nós estamos envelhecendo e estamos envelhecendo mal. Aos 60 anos, 20% dos brasileiros tem diabetes e 50% de mulheres e homens são hipertensos. Isso é uma sobrecarga enorme para o sistema de saúde, e aí nós temos que cuidar da prevenção”.
A ação ocorre em parceria com a operadora de saúde GEAP – Autogestão em Saúde. Em janeiro, o ministério tinha anunciado um investimento de mais de R$ 26 milhões no programa. Vinte e três mil servidores do ministério no Rio de Janeiro serão beneficiados, além de 50 mil em todo o Brasil.
Entre os exames que poderão ser realizados estão hemograma completo, mamografia, Papanicolau, PSA, glicemia, creatinina, além de consultas clínicas especializadas.

Saúde Ministro Alexandre Padilha lançou iniciativa nesta quinta no Rio Rio de Janeiro 08/05/2025 – 20:07 Fabiana Sampaio / Rafael Guimarães Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Ministério da Saúde Alexandre Padilha servidores Drauzio Varella Exames Médicos Periódicos quinta-feira, 8 Maio, 2025 – 20:07 2:12