
Criada por Beth Hargreaves, moradora de Juiz de Fora, a peça une arte, memória e natureza em homenagem à árvore símbolo do país. Poltrona foi inspirada na cor extraída da madeira do pau-brasil
Beth Hargreaves/Arquivo Pessoal
A poltrona pau-brasil, assinada pela designer Beth Hargreaves, ultrapassou fronteiras. Após conquistar espaço em eventos de design no Brasil, a peça foi selecionada para uma exposição internacional em Milão, na Itália, no mês passado.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Inspirada na árvore nativa da Mata Atlântica e nas cores vibrantes das obras de Tarsila do Amaral, a poltrona une estética e história. Segundo a artista, que mora em Juiz de Fora, os primeiros esboços foram feitos em 2023.
“Realizei uma pesquisa nas obras dela [Tarsila do Amaral] e vi que, no período chamado de pau-brasil, ela pintou paisagens do interior do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, com influência do cubismo, e nessas paisagens a árvore pau-brasil sempre estava presente. Daí, a ideia de fazer a poltrona com o espaldar e o apoio das mãos no formato das folhas da árvore, e os pés dela representam as raízes da planta fincadas nas florestas da Mata Atlântica. A árvore pau-brasil é símbolo do nosso país”, revela Beth.
Conhecida pelo pigmento vermelho, a árvore é reconhecida como patrimônio nacional desde 1978, devido à sua importância histórica, e inspirou diversos artistas de várias maneiras, como no movimento pau-brasil da primeira fase do modernismo brasileiro, até a sua utilização como material para a criação de arcos de instrumentos musicais.
Cores que contam histórias
A poltrona é feita de alumínio e está disponível em diferentes cores, sendo que cada tonalidade remete a uma parte da árvore.
“A poltrona verde-claro e escuro representa as folhas da árvore, já a cor amarela o fruto e a flor. E a cor vermelha representa a tinta extraída do tronco da árvore”, explicou a designer.
Poltrona em diferentes cores representando a árvore
Beth Hargreaves/Arquivo Pessoal
O móvel foi exibido em uma mostra de design de interiores em Milão, na Itália, entre os dias 7 e 17 de abril deste ano. Para Beth, a experiência é a maior conquista que um designer pode ter na carreira.
“Apresentar a poltrona pau-brasil em Milão foi uma experiência maravilhosa. Levamos a cor vermelha justamente pelo conceito histórico que ela representa e todos ficaram muito impressionados com o design, o conforto e o conceito. A cor vermelha representa o tronco da árvore que foi um dos principais motivos do pau-brasil ser a primeira riqueza explorada pelos colonizadores que aqui chegaram. Era de onde eles extraíam a tinta para tingir os tecidos utilizados na Europa.”
Designer Beth Hargreaves criou uma coleção de poltronas inspiradas no trabalho da pintora Tarsila do Amaral
Natália Regis/Reprodução
ASSISTA TAMBÉM: Designer de Juiz de Fora cria poltrona inspirada no pau-brasil
Designer de Juiz de Fora cria poltrona inspirada no pau-brasil
*estagiária sob supervisão de Victória Jenz.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes