Baixar
Tocar
Cerca de 320 espaços culturais espalhados pelo Brasil começam a receber, a partir desta quinta-feira (15), a Mostra Difusão, uma ação que integra a 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos.
Até 15 de junho, os locais credenciados previamente – como cineclubes, instituições educacionais, museus, bibliotecas, unidades socioeducativas e prisionais, CAPS e organizações da sociedade civil de todos os estados – exibirão os 12 filmes selecionados. As obras são curtas de ficção, documentário e animação dos estados de Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, que passeiam por temas sociais, históricos e contemporâneos que fomentam o debate sobre os direitos humanos. A programação é gratuita e conta com recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva e tradução em Libras.
Um dos destaques da Mostra Difusão, fruto da parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Ministério da Cultura, é o expressivo número de novos participantes. Com isso, mais de 250 pontos de exibição foram credenciados, pela primeira vez, para receber a programação, atingindo um dos objetivos do evento, que é a democratização do acesso ao cinema.
É o caso do Caraíva CineClube, um dos 20 locais no estado da Bahia que receberam os filmes para serem exibidos ao longo dos próximos 30 dias. O espaço, localizado no Distrito Caraíva, distante 70 km da cidade de Porto Seguro, é uma das muitas comunidades brasileiras com carência de salas de exibição para o audiovisual, como explica Alethea Costa, coordenadora do Cineclube:
“A gente não tem salas de cinema, né? Então, a possibilidade de eu poder trazer aqui para região filmes com essa temática de direitos humanos, que proporcionem para a comunidade local, sejam os moradores nativos ou os moradores residentes, a possibilidade de assistir filmes que tragam e trabalhem essa temática, para gente é super valioso”, afirma.
No Piauí, o Memorial Esperança Garcia, que fica em Teresina, é um dos 10 pontos credenciados para receber a mostra. Para Antônia Aguiar, coordenadora da instituição que é referência e abriga vários projetos ligados à cultura negra piauiense, a exibição de filmes com a temática dos direitos humanos só enriquece a missão do Memorial junto ao público visitante.
“É muito importante estarmos neste roteiro também, de filmes, de exibição de filmes, na área dos direitos humanos. O Memorial, ele é uma instituição que é uma conquista. Na realidade, é uma ação afirmativa do movimento negro do Estado do Piauí”, disse.
Todos os locais selecionados para a Mostra Difusão estão disponíveis no site do evento.

Direitos Humanos Ação integra a 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos Maranhão 15/05/2025 – 21:54 Bianca Paiva / Radioagência Madson Euler, da Rádio Nacional Mostra Difusão Mostra Cinema e Direitos Humanos quinta-feira, 15 Maio, 2025 – 21:54 3:17