Mais de 1,7 milhão de beneficiários já pediram reembolso ao INSS

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Mais de 1,7 milhão de aposentados e pensionistas já pediram ao INSS o reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas em folha. O número daqueles que autorizaram os débitos chega a quase 36 mil.

O INSS recebeu quase 1,8 milhão de consultas sobre os descontos. A maioria, 91%, foi feita no aplicativo e no site Meu INSS; e o restante no telefone 135.

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No total, 41 entidades tiveram os débitos contestados. Após a negativa dos beneficiários, elas têm até 15 dias úteis para comprovar a regularidade do desconto associativo. Mais de 9 milhões de pessoas foram alertadas sobre os débitos.

A Advocacia-Geral da União pediu o bloqueio de R$ 2,5 bilhões de 12 entidades, consideradas o núcleo do crime. Além disso, a expectativa é que o INSS ofereça, nos próximos dias, atendimento presencial para atender vítimas de fraudes, por meio de uma parceria com os Correios.

O INSS alerta que não faz ligações telefônicas ou envio de mensagens por SMS, e-mail ou WhatsApp. Todos os dados são divulgados nos canais oficiais, como o telefone 135 ou o site gov.br/inss.

Brasília (DF), 14/05/2025 - Aposentada Neide Maria, recebeu o aviso no APP meu INSS, que teve desconto associativo nos últimos 5 anos.
A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem requerer a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou pelo telefone 135.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

© Joédson Alves/Agência Brasil

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