
O evento inicia às 8h e será realizado na Facape. E vai debater sobre os desafios do envelhecimento populacional de forma democrática, com foco em equidade e participação. Petrolina vai sediar a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com foco em equidade e participação.
Ascom/PMP
Nesta sexta-feira (30), a partir das 8h, será realizada a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Petrolina, Sertão de Pernambuco. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) será no auditório Facape. E tem como objetivo ampliar a escuta, fortalecer políticas públicas e valorizar o protagonismo das pessoas idosas do município.
Leia também
Quase 70 bairros de Petrolina vão ficar sem água na quarta-feira (28); veja lista das localidades afetadas
Programa de regularização fundiária em Petrolina atende moradores do bairro José e Maria
A conferência busca integrar governo e sociedade civil, com ênfase na participação direta das próprias pessoas idosas de diferentes contextos culturais e sociais. O encontro vai debater sobre os desafios do envelhecimento populacional de forma democrática. E tem como tema central ‘Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação’.
Como resultado dessas discussões, a Conferência visa trazer os resultados para decisões coletivas sobre as prioridades que devem nortear as políticas públicas municipais. Além disso, busca avaliar as ações já realizadas em Petrolina, reforçando a importância da escuta ativa e da construção conjunta.
Durante o encontro, os participantes serão divididos em cinco grupos de trabalho, distribuídos em salas temáticas. Nelas, serão abordados os seguintes eixos: financiamento das políticas públicas; fortalecimento da proteção à vida e à saúde; enfrentamento da violência e do abandono; participação social e vida comunitária; e fortalecimento dos conselhos de direitos.
Ao final da Conferência, serão eleitas propostas que vão representar Petrolina nas etapas estadual e nacional, além da escolha de seis delegados(as) que vão representar o município nos próximos debates.
Além da idade: série da RPC traz reflexão sobre envelhecimento saudável
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE