Força Nacional é enviada a Rondônia para conter onda de ataques

Baixar


Um efetivo da Força Nacional vai reforçar a segurança em Rondônia, onde ataques criminosos têm sido registrados nos últimos dias.

Ao menos três ônibus foram incendiados em Porto Velho, além de um ônibus e um caminhão em Mirante da Serra, município a cerca de 390 quilômetros da capital.

A autorização para envio da Força Nacional e permanência no estado por 90 dias foi dada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O número de agentes não foi divulgado por motivos estratégicos. Eles atuarão em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e à garantia da segurança das pessoas e do patrimônio.

A população da capital rondoniense está alarmada com os ataques, que já prejudicam até o funcionamento do transporte coletivo. Para se ter uma ideia, 100% da frota de veículos foi recolhida ao pátio da empresa concessionária ontem. Segundo a entidade que reúne motoristas de ônibus, a medida foi tomada por falta de garantia de segurança dos funcionários.

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, pediu ao governo estadual que reforce a segurança pública na cidade. Ele atribui os recentes ataques a facções criminosas.

De acordo com autoridades locais, os ataques e as ameaças a trabalhadores seriam uma reação à Operação Aliança Pela Vida, Moradia Segura, que, no final de 2024, resultou na retomada de cerca de 70 apartamentos invadidos por bandidos que expulsaram os moradores. A operação também levou à apreensão de drogas e armas.

Poucos dias depois, na noite do último domingo, criminosos mataram a tiros um cabo do Batalhão de Polícia Ambiental. Já na segunda-feira, a corporação deflagrou a segunda fase da operação em outro conjunto habitacional dominado, segundo a PM, por organizações criminosas.

A própria PM reconheceu, em nota, que mobilizou mais de 200 policiais em uma “resposta enérgica” à morte do cabo.

Porto Velho (RO), 14/01/2025 - Ataque a ônibus durante conflito entre polícia militar e o PCC. Foto: PMRO/Divulgação

© PMRO/Divulgação

Geral Incêndios a veículos e morte de policial motivam reforço na segurança Brasília (DF) 15/01/2025 – 12:03 Leila dos Santos / L Pedrosa Ana Lúcia Caldas – Repórter da Rádio Nacional Porto Velho Ataques quarta-feira, 15 Janeiro, 2025 – 12:03 3:03

Adicionar aos favoritos o Link permanente.