Inmetro identifica mais de 32 mil produtos escolares irregulares

Baixar


Mais de 32 mil produtos escolares encontrados com irregularidades em todo o país. Esse é o resultado da operação Aulas Seguras, realizada pelo Inmetro entre os dias 6 e 10 de janeiro. Foram verificados mais de 432 mil produtos, com o objetivo de analisar a qualidade e a segurança das mercadorias.

Os itens com maior percentual de problemas foram as canetas esferográficas e rollers, com 21,35% do total, e as canetas hidrográficas, com 12%. Eles não atenderam aos padrões técnicos exigidos pelo Inmetro.

Walney Cunha, chefe da área de vigilância de mercado do Inmetro, destaca a importância de os consumidores observarem o selo do instituto: “observem se o selo do Inmetro está afixado ao produto. Isso é muito importante. O selo do Inmetro garante que esse produto passou por uma série de testes, testes exaustivos, para garantir a segurança e a qualidade”.

Ele destaca, ainda, que os consumidores devem sempre guardar a nota fiscal: “para que, se verificar algum problema após a compra, possa voltar ao estabelecimento e realizar a troca ou algum tipo de reclamação, porque tem a compra comprovada”.

O Inmetro também orienta os consumidores que desconfiem de irregularidades a registrar denúncia na ouvidoria do instituto ou pelo telefone 0800 285 1818. Já para registro de acidentes, o consumidor deve comunicar o ocorrido pelo site sinmac.inmetro.gov.br.

Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Educação Operação foi realizada em todo o país entre os dias 6 e 10 de janeiro Rio de Janeiro 21/01/2025 – 17:07 Fábio Cardoso/Rafael Guimarães Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional Inmetro material escolar terça-feira, 21 Janeiro, 2025 – 17:07 1:31

Adicionar aos favoritos o Link permanente.