Ministério da Saúde envia 6,5 milhões de testes de dengue aos estados

Baixar


O Rio de Janeiro vai receber do Ministério da Saúde quase 128 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue. A distribuição, inédita, faz parte de um total de seis milhões e meio de testes que serão enviados para todo o país.  
 
O objetivo da iniciativa é ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. O investimento soma mais de R$ 17 milhões.
 
Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição da primeira remessa, de quatro milhões e meio do total de testes, começa nesta semana, e os gestores estaduais vão ser orientados por meio de uma nota técnica com os critérios de uso. Os dois milhões de testes restantes vão ser usados como estoque estratégico para localidades com aumento de casos de dengue. 
 
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explicou que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local. Ela reforçou que deve ser mantida a coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, porque o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya. 

Em 2025, o Brasil já registrou 11 mortes por dengue e 93 mil casos prováveis da doença, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.
 

Rio de Janeiro (RJ) 13/04/2024 - Epidemia de dengue no Brasil é o tema do Caminhos da Reportagem deste domingo
Frame EBC

© Frame EBC

Saúde Objetivo da iniciativa é ampliar a identificação precoce dos casos. Rio de Janeiro 22/01/2025 – 11:40 Fábio Cardoso / Rilton Pimentel Priscila Thereso, repórter da Rádio Nacional Dengue Zika  chikungunya Testes Rápidos Rio de Janeiro Ministério da Saúde quarta-feira, 22 Janeiro, 2025 – 11:40 1:33

Adicionar aos favoritos o Link permanente.