Projeto de mina de ouro prevê investimento de 250 milhões de dólares em cidade do Tocantins


Projeto de Mineração em Monte do Carmo foi adquirido por empresa peruana. Expectativa do governo é gerar 2 mil empregos diretos e indiretos. Entrada da cidade de Monte do Carmo, no interior do Tocantins
Reprodução/Google Street View
A cidade de Monte do Carmo, na região central do Tocantins, deve receber um projeto de mineração de ouro avaliado em U$ 250 milhões de dólares, aproximadamente R$ 1,4 bilhão. A expectativa do governo é de que sejam gerados 2 mil empregos diretos e indiretos na região.
Monte do Carmo tem 5.694, segundo o último Censo do IBGE, e fica a pouco mais de 90 quilômetros da capital Palmas.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O projeto para implantação na mina de ouro em Monte do Carmo foi adquirido pela mineradora peruana Hochschild Mining, por U$ 60 milhões, e está em fase de licenciamento, segundo o governo.
Nesta semana, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) se reuniu com os executivos da empresa no Palácio Araguaia. O projeto será o maior investimento da mineradora no Brasil.
“Tenho muita satisfação em poder ajudar no início de implantação desse projeto de exploração. O governo do Tocantins está à disposição para ajudar a promover a riqueza e o desenvolvimento de Monte do Carmo e o que queremos é que esse processo de desenvolvimento chegue a todas as localidades próximas”, afirmou Wanderlei Barbosa.
O CEO da empresa, Rodrigo Nunes, explicou que o período de operação está estimado em 12 anos, com uma capacidade estimada de 6 mil toneladas de minério por dia. “Estamos 100% acolhidos com todo apoio de cada uma das instituições públicas envolvidas para avançar o projeto da forma mais sustentável e eficiente possível”, disse o Rodrigo Nunes.
LEIA MAIS
Minérios encontrados em ‘Cidade das Esmeraldas’ podem reduzir custos de produção agrícola, diz pesquisa
Após polêmica e disputa judicial, empresa começa instalar mina de ouro em Almas
Impacto econômico
O governo afirma que o investimento é uma “aposta ambiciosa e coloca o Projeto Monte do Carmo como potencialmente a maior operação de mineração de ouro da história do Tocantins”.
A operação da mina ainda está em fase de licenciamento, mas o presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Milton Neres, acredita que vai transformar a economia local.
“Estamos trabalhando para fomentar, regular e fiscalizar a cadeia produtiva da mineração e o Tocantins apresenta resultados que mostram o potencial. A exemplo da chegada da Hochschild ao nosso estado, essa é uma conquista histórica que promete mudar o cenário econômico da região de Monte do Carmo”, afirmou por meio da assessoria do governo.
Depois da aquisição do projeto, o próximo passo será a expedição das concessões de autorização de Exploração Florestal (EF). A partir dessa autorização deverá ser concedida a Licença de Instalação do empreendimento (LI). Ainda não foi divulgada uma data para início das operações.
Hochschild Mining
A Hochschild Mining é uma empresa focada na produção de metais preciosos, ouro e prata, com mais de 110 anos de existência. Atualmente conta com três operações: uma operação no Peru, que é a principal do grupo; uma operação na Argentina, que é a mina San José; e a mais recente Unidade Mara Rosa, em Goiás, no Brasil.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.