Estado de São Paulo confirma oitava morte por febre amarela em 2025

Baixar


O estado de São Paulo contabiliza 12 casos de febre amarela; oito deles evoluíram para óbito.

A atualização foi divulgada nessa sexta-feira pela Secretaria de Saúde estadual. Todos os casos não tinham comprovação de vacinação, que é a principal medida de proteção contra a febre amarela.

Com a proximidade do Carnaval, as autoridades de saúde de São Paulo recomendam que todas as pessoas que planejam viajar para áreas com transmissão do vírus ou para regiões rurais e de mata revisem a carteira de vacinação.

Aqueles que não foram vacinados, devem buscar uma Unidade de Saúde pelo menos 10 dias antes de viajar. Além da vacinação, é importante adotar medidas de proteção individual, como uso de calças e camisas de manga longa, sapatos fechados e aplicar repelente em áreas expostas do corpo.

Os mosquitos transmissores da febre amarela possuem hábitos diurnos e, portanto, as medidas de precaução devem ser mantidas durante todo o dia.

O Ministério da Saúde emitiu um alerta no início deste mês sobre o aumento da transmissão da febre amarela nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins. A nota técnica destaca que o período sazonal da doença vai de dezembro a maio e recomenda a intensificação das ações de vigilância e de imunização nas áreas consideradas de risco.

O imunizante faz parte do calendário básico para crianças de nove meses a cinco anos de idade, com uma dose de reforço aos quatro anos. Também está prevista uma dose única para pessoas de cinco a 59 anos que ainda não foram imunizadas.

*Com informações da Agência Brasil

Vacina febre amarela

© Vagnerstos

Saúde Pacientes não tinham comprovação de vacina Brasília 15/02/2025 – 12:19 Roberto Piza / Akemi Nitahara Daniella Longuinho* – Repórter da Rádio Nacional Febre Amarela São Paulo Vacinação Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo Ministério da Saúde sábado, 15 Fevereiro, 2025 – 12:19 2:01

Adicionar aos favoritos o Link permanente.