Gratuitidade de passagens para desempregados em Curitiba: veja o que se sabe sobre programa anunciado e perguntas ainda não respondidas


Programa foi anunciado pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD) em entrevista no dia 1º de fevereiro e, segundo ele, deve entrar em vigor até o dia 20 deste mês. Tarifa zero de ônibus a desempregados é anunciada em Curitiba; veja data prevista
Prefeitura de Curitiba
Am
A implementação da tarifa zero no transporte público de Curitiba para pessoas desempregadas e que tenham entrevistas de emprego marcadas está programada para começar até 20 de fevereiro, conforme anúncio do prefeito Eduardo Pimentel (PSD) feito no início do mês.
Nomeado “Tarifa Zero para Quem Precisa”, o programa vai pagar, conforme a prefeitura, duas passagens por entrevista de emprego para pessoas com cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine). O custo estimado aos cofres públicos é de R$ 1 milhão por ano.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Veja, abaixo, o que se sabe sobre o Tarifa Zero para Quem Precisa e o que ainda não foi respondido:
Quem terá direito?
Quantas passagens serão disponibilizadas?
Onde se cadastrar para ter direito?
Como será o carregamento do passe?
Como será o controle da prefeitura?
Perguntas ainda não respondidas
Quem terá direito à passagem grátis nesta modalidade?
De acordo com a prefeitura, pessoas que estão momentaneamente desempregadas e em busca de emprego terão direito ao benefício.
Quantas passagens serão disponibilizadas?
Segundo o programa, serão disponibilizados duas passagens por entrevista de emprego.
A prefeitura não informou se haverá um limite de passagens por usuário que tenha mais de uma entrevista por mês, por exemplo.
Onde se cadastrar para ter direito?
Para ter direito ao benefício, segundo a prefeitura, a pessoa deverá ter cadastro no Sine, um serviço de busca de vagas de emprego. A inscrição pode ser feita online.
A prefeitura ainda não informou se a gratuidade será destinada exclusivamente para pessoas que concorreram em vagas do Sine, ou se pessoas que forem para entrevistas diretamente com o empregador, por exemplo, também terão direito à gratuidade.
Como será o carregamento do passe?
De acordo com o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeni Pedro Maia Neto, as passagens serão carregadas no cartão-transporte Urbs, que pode ser feito gratuitamente. O cartão deverá ser abastecido em validadores instalados nos dez Sines de Curitiba .
A prefeitura ainda não informou se para abastecer o cartão a pessoa precisará apresentar algum tipo de comprovante de entrevista, por exemplo.
Como será o controle da prefeitura?
A prefeitura afirmou que o Sine deverá controlar se a pessoa compareceu, ou não, na entrevista de emprego e, depois, informar à Urbs.
A prefeitura não disse o que será feito caso um passageiro tenha acesso à gratuidade e, eventualmente, não vá para a entrevista.
Perguntas ainda não respondidas
O g1 questionou a prefeitura sobre mais detalhes do programa, mas a administração municipal afirmou que ainda não tem as respostas.
Falta ser esclarecido, por exemplo:
Se haverá um limite de passagens disponibilizadas por dia ou por usuário;
Se o benefício valerá somente para entrevistas de emprego em Curitiba ou se moradores da cidade que tiverem entrevistas na região metropolitana também terão direito;
Como a Urbs vai controlar se a pessoa participou de uma entrevista de emprego;
Se a gratuidade valerá apenas para vagas disponíveis no Sine ou para qualquer empresa.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.