Idosa tem perna amputada após sofrer acidente enquanto desembarcava de ônibus em Jundiaí


Conforme a família de Maria Aparecida dos Santos Arruda, o motorista teria avançado antes que a idosa terminasse de descer do veículo. Idosa de 65 anos precisou amputar uma das pernas após sofrer acidente enquanto descia do ônibus em Jundiaí (SP)
Arquivo pessoal
Uma idosa de 65 anos foi intubada e precisou amputar uma das pernas depois de sofrer um acidente enquanto descia de um ônibus do transporte coletivo de Jundiaí (SP), no dia 10 de fevereiro. A prefeitura apura o caso.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com Graziele Arruda, filha de Maria Aparecida dos Santos Arruda, a idosa pegou o ônibus no Jardim Esplanada por volta de 13h10. Ela acionou a parada cerca de 20 minutos depois para descer em frente à Faculdade de Medicina, quando o motorista teria avançado antes que a idosa desembarcasse.
“Ele fechou a porta, ela não tinha mais onde se apoiar e, aí, ela caiu e o ônibus saiu andando. Testemunhas nos disseram que começaram a gritar para avisar o motorista, só aí que ele parou. Disseram que ele pediu desculpa e alegou que não tinha vista ela descendo”, relata a filha.
Maria foi socorrida por funcionários da Faculdade de Medicina e levada ao hospital por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Me ligaram e eu fui correndo para o hospital. O médico falou que ela tinha chegado em estado grave, que eles fizeram de tudo para salvar a vida dela, porque ela tinha perdido muito sangue e precisou amputar a perna esquerda”, conta.
Segundo a filha, um fiscal da empresa Viação Jundiaiense, que administra o transporte coletivo da cidade, foi até o hospital e disse para a família que a idosa teria enroscado o pé e perdido o equilíbrio no momento de descer do veículo.
Conforme o boletim de ocorrência, o motorista informou que, com a queda, a vítima fraturou o fêmur esquerdo e que o ônibus estava parado no momento em que a idosa desembarcava.
“Eu falei para o fiscal que, se tivesse sido simplesmente uma queda, a minha mãe não teria precisado amputar uma parte do corpo. A minha mãe relatou isso, eu tenho testemunhas que também relataram isso, que falam que o motorista andou por pelo menos dois metros com a minha mãe enroscada no ônibus.”
Em nota, a prefeitura lamentou o ocorrido e informou que acompanha o caso junto à operadora responsável.
“A operadora informou que está prestando assistência à família. Além disso, a unidade está apurando as circunstâncias do ocorrido para avaliar eventuais fatores de risco na operação e adotar medidas que reforcem a segurança dos usuários. As demais responsabilidades relacionadas ao caso serão investigadas pelas autoridades competentes, e a prefeitura dará todo o suporte necessário no fornecimento de informações e esclarecimentos.”
Idosa desembarcava de ônibus quando sofreu acidente em Jundiaí (SP)
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Vítima se recupera
Graziele diz que a mãe foi extubada na quinta-feira (13) e permanece internada, em observação, no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo.
“Aparentemente, ela está conseguindo lidar bem com a nova condição dela. Agora, a gente está correndo para mudar as coisas em casa, fazer uma rampa de acesso, modificações para poder recebê-la quando ela tiver alta do hospital”, comenta Graziele.
LEIA TAMBÉM:
Moradores reclamam da superlotação no transporte público de Sorocaba: ‘Nenhuma melhoria’
Passageiros reclamam de atrasos e lotações no transporte público de Sorocaba
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.