Presidente de Portugal critica políticas de Trump e fala em diálogo com Brasil para situação de imigrantes no país

Marcelo Rebelo de Sousa disse que mudança na política norte-americana acarreta em sacrifícios para Brasil e Portugal. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou nesta terça-feira (18) que as decisões do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, travam o diálogo multilateral e provocam o risco de crise nas organizações internacionais.
O líder do país europeu também defendeu a cooperação com o Brasil sobre os temas econômicos e imigratórios.
A declaração foi dada durante a visita de Estado que o presidente português faz ao Brasil nesta semana. Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela manhã, e pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) à tarde.
Sousa disse que essa “é uma realidade que pode ser importante para um ou outro país”, mas que acaba sacrificando países como Brasil e Portugal, além de colocar em crise a atuação de organizações internacionais.
Brasileiros enfrentam demora na emissão de visto para residência em Portugal
“Acaba por ter muitos sacrifícios para países como o Brasil, que é uma potência mundial, ou como Portugal, que tem uma presença em todos os continentes com uma diáspora fortíssima, e daí colaborarmos em conjunto para enfrentarmos aquilo que é uma situação nova na vida internacional e que é uma situação, como todas que são novas, que levanta problemas que têm de ser resolvidos”, afirmou o presidente de Portugal.
O português disse ainda que pretende trabalhar junto com o Brasil em relação às questões imigratórias, que também estão no foco de Trump.
Ele citou a promulgação da lei que alterou o Estatuto dos Nacionais de Países de Língua Oficial Portuguesa.
“Uma das preocupações é não só ouvir e garantir os direitos dos que se encontram em Portugal e ultrapassar problemas de regularização, como ainda abrir um caminho para o futuro”, afirmou, sem citar quais mecanismos poderiam ser adotados para facilitar a vida dos imigrantes de língua portuguesa que vivem no país.
A situação da comunidade brasileira em Portugal foi um dos temas tratados entre Lula e Rebelo, diante da escalada de casos de racismo e xenofobia contra brasileiros em Portugal.
Atualmente, mais de 400 mil brasileiros residem em Portugal, a segunda maior comunidade brasileira no exterior, atrás, apenas, dos Estados Unidos. Cerca de 150 mil portugueses moram no Brasil.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.