Onda de calor: usuários do transporte coletivo de Sorocaba relatam falta de ar-condicionado nos ônibus da cidade


Segundo a prefeitura, dos 394 veículos que fazem parte da frota, 46 não têm ar-condicionado. Veículos transportam cerca de 118 mil pessoas todos os dias em Sorocaba (SP). Usuários do transporte coletivo de Sorocaba relatam falta de ar-condicionado nos ônibus
Usuários do transporte coletivo de Sorocaba (SP) reclamam da falta de ar-condicionado em alguns ônibus das linhas municipais da cidade. O problema, que já incomoda nos horários de pico -quando alguns veículos enfrentam uma superlotação- piora ainda mais durante a onda de calor que atinge o país.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A frota de ônibus de Sorocaba conta com 394 veículos que transportam cerca de 118 mil pessoas todos os dias na cidade. Segundo a prefeitura, 46 veículos rodam sem ar-condicionado.
Uma equipe de reportagem da TV TEM esteve no terminal Santo Antônio nesta terça-feira (18) e conversou com funcionários e usuários. No local, a equipe notou que, enquanto alguns veículos não possuem o ar-condicionado, outros tinham, mas o aparelho não funcionava.
Passageiros reclamam da falta de ar-condicionado em alguns ônibus do transporte coletivo de Sorocaba (SP)
Rodrigo Santos/TV TEM
Usuários da linha 45 – Retiro São João relataram a dificuldade de fazer o trajeto dentro de um veículo sem ar-condicionado. Uma passageira reclamou do sistema de vedação dos ônibus que são equipados com o aparelho, relatando que quando o ar-condicionado não está funcionando não é possível abrir as janelas para ventilação natural.
“E quando colocam um ônibus com ar-condicionado, é um ônibus todo fechado, mas não ligam o ar. Morremos de calor”, relata a passageira.
Em nota, a prefeitura informou que atualmente há 348 ônibus da frota equipados com ar-condicionado, o que equivale a 88,3% do total em circulação e que existe a previsão para que toda a frota seja equipada com o aparelho, porém, não informou o prazo. Segundo a prefeitura, os veículos com ar-condicionado são utilizados nas linhas de maior demanda.
uEm relação aos aparelhos com problemas, a prefeitura informou que a manutenção, limpeza e regulagem dos aparelhos são feitos durante a noite e que a vistoria é constante nas garagens e nos terminais rbanos e, pontualmente, a partir de denúncias de usuários.
“Sempre que constatado algum problema de funcionamento do sistema de ar condicionado, o veículo é retirado da operação e só volta a circular após nova vistoria”.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.