Cadastro Único será atualizado a partir de março

Baixar


O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) será atualizado a partir de março para receber novas funcionalidades. A atualização ocorre 14 anos após a última reformulação e busca maior eficiência no combate às fraudes e integração com a base de dados do governo federal.

Durante o lançamento da nova plataforma, Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, destacou como as atualizações favorecerão gestores e beneficiários.

“Esse portal de entrada e alimentação de dados está interligado com outras bases federais. Os dados de óbitos, nascimentos, identificação de pessoa que vem do CPF, os dados de emprego formal, de benefícios previdenciários, até dados de insegurança alimentar e da saúde são alimentados diretamente. Isso é bom para o operador do cadastro, pois gasta menos tempo. Mas é muito bom para o cidadão. Imagina que um cidadão de baixa renda não tem tempo nem dinheiro para ir lá, no equipamento do Poder Público, dizer informações que o Poder Público já tem”, explica.

Letícia Bartholo detalhou ainda novas ações de formação de entrevistadores do Cadastro Único e de monitoramento de fraudes com uso de inteligência artificial.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, lembrou que o CadÚnico é o principal instrumento para inserção de famílias de baixa renda em políticas públicas. “A gente cuida de 94 milhões de brasileiros. Cadastro Único Social não é só o Bolsa Família”, afirma.

A partir de 1º de março, o formulário cadastral ficará disponível também off-line, permitindo a coleta de dados em locais sem internet, por tablets e celulares.

A previsão é que o novo CadÚnico seja disponibilizado no dia 20 de março, com a base de dados e novas funcionalidades on-line.

As informações estão migrando do antigo sistema para o novo pela Dataprev, que também desenvolveu a versão atual.

A versão antiga do CadÚnico ficará indisponível durante a transferência, mas as ações de inclusão e atualização cadastral não serão interrompidas. Os municípios poderão fazer uso dos formulários off-line ou em papel.

Iasmin da Silva (mãe) e Rafael de Jesus (filho)- Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS

© Lyon Santos/ MDS

Geral Outras bases de dados do governo federal serão integradas ao sistema Brasília 18/02/2025 – 20:47 Roberta Lopes / Paulliny Fernandes Daniella Longuinho, da Rádio Nacional Cadúnico Cadastro Único Bolsa Família Programa Social terça-feira, 18 Fevereiro, 2025 – 20:47 3:15

Adicionar aos favoritos o Link permanente.