Moradora flagra descarte irregular de antibióticos em lixo próximo à unidade de saúde em Sorocaba


Segundo a moradora, antibióticos estavam dentro do prazo de validade e foram descartados em um lixo atrás da UPH Zona Oeste. Em nota, prefeitura afirma que a unidade não fornece tais medicamentos. Antibióticos estavam em um lixo próximo à UPA Zona Oeste
Arquivo pessoal
Uma moradora flagrou antibióticos, remédios utilizados para tratar doenças causadas por bactérias, sendo descartados de maneira irregular em um contêiner de lixo na Rua Coelho Neto, próxima à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Oeste, em Sorocaba (SP), nesta quinta-feira (20).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A mulher, que preferiu não se identificar, registrou o descarte. Nas imagens, é possível ver que são diversas caixas do remédio, voltado para tratamento de úlceras, com etiqueta de venda proibida ao comércio. Veja abaixo.
Prefeitura afirma que UPH não fornece tais medicamentos
Arquivo pessoal
A moradora, que trabalhava em uma farmácia, afirma que os remédios não podem ser descartados desta forma, sendo necessário acionar uma empresa voltada para coleta de lixo hospitalar.
“Encontrei muitas caixas deste medicamento jogadas no chão e no contêiner quando estava indo para o trabalho. Não pode. Os remédios estão dentro da data de validade, marcada para fevereiro de 2025, ou seja, são usáveis. Existem muitas pessoas precisando e, depois, eles dizem que não têm”, lamenta.
Em nota enviada à TV TEM, a Prefeitura de Sorocaba afirma que também foram encontradas três caixas do medicamento ponto de ônibus em frente à UPH Zona Oeste, porém, eles não são fornecidos pela unidade.
O g1 entrou em contato com a Cellera Farma, fabricante do remédio, porém não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Remédio possui venda proibida ao comércio
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.