Escolas de samba reúnem homenagens ao pão de cará, folclore, padroeira e Luiz Gonzaga no 1º dia dos desfiles em Santos, SP


Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade desfilaram no primeiro dia dos desfiles do carnaval santista. Carnaval 2025 em Santos: Escola Bandeirantes do Saboó foi a primeira do Grupo Especial a entrar na avenida
Alexsander Ferraz/AT
O desfile das escolas de samba do Carnaval de Santos, no litoral de São Paulo, começou na madrugada deste sábado (22), na Passarela Dráuzio da Cruz. Centenas de foliões ocuparam as arquibancadas do sambódromo para acompanhar o evento, que reuniu muita música, cor e alegria.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
As agremiações do Grupo de Acesso iniciaram a noite de festa. Em seguida, quatro escolas do Grupo Especial brilharam pela avenida: Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade Santista. Veja mais abaixo como foi o primeiro de desfiles.
Mesmo quem não pôde comparecer ao evento, acompanhou ao vivo o carnaval santista pelo g1 e pela TV Tribuna, afiliada da Globo.
Neste sábado (22), a transmissão do último dia de desfiles começará após o Big Brother Brasil (BBB), com a exibição de mais quatro escolas do Grupo Especial: Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.
Bandeirantes do Saboó
Carnaval 2025 em Santos: Escola Bandeirantes do Saboó distribuiu pão de cará na Passarela do Samba
Mariana Pinho/g1
A escola de samba Bandeirantes do Saboó voltou à elite do carnaval santista após 10 anos e teve a missão de abrir a noite do Grupo Especial com o enredo ‘Cará, o Rei do Meu Carnaval’.
Com mais de 1,2 mil componentes, divididos em 14 alas e três carros alegóricos, a agremiação homenageou o pão de cará, que ganhou o título de patrimônio imaterial santista.
O samba-enredo da escola foi composto por Edirley Fernandes, Sandro Simões, Ademarzinho do Cavaco, Michel Mitch e Toninho 44, além de ter sido interpretado pelo Primo do Pandeiro.
“Espero que o pessoal tenha curtido um pouco dessa energia que eu também estou sentindo. Acho que independente dos dez anos que a escola esteve no acesso, a gente voltou no especial. Um grande enredo falando de Santos, falando do Pão de Cará, patrimônio nosso. Espero que a gente tenha empolgado”, disse o presidente da escola, Wellington Reis Delgado.
Mocidade Amazonense
Carnaval 2025 em Santos: Carro alegórico da Mocidade Amazonense
Alexsander Ferraz/AT
A Mocidade Amazonense veio logo em seguida com o enredo ‘Nas páginas da memória a Amazonense conta essa história’, que homenageou o Sítio do Pica Pau Amarelo e as lendas do folclore brasileiro.
A agremiação contou com mais de 1,2 mil componentes, espalhados em 14 alas e três carros alegóricos. A escola teve problemas em um dos carros alegóricos e não passou pela avenida durante o tempo determinado (de 50 a 55 minutos), atrasando aproximadamente dois minutos.
A letra do samba ficou por conta de Erasmo Dias, Ademarzinho do Cavaco, Mamau de Castro, Adnilson Eugênio, Ricardo Veneziano, Enfermeiro Leonardo, Marcos Vinícios, Ricardinho, Sérgio Carvalho e Alexandra Nascimento, além de Ricardo Jacaré e MC Bola como intérpretes.
Segundo o presidente da Amazonense, Leonardo Teixeira, conhecido como Dinho, a escola coloca o resultado nas mãos do júri após um ano de preparação e dedicação.
“Estou muito emocionado, estou esperando um bom destino da gente, e aí vai saber a cabeça do jurado. Eu tenho fé em Deus. A gente vai sair com uma boa colocação nesse trabalho”, destacou ele.
X-9
Carnaval 2025 em Santos: Uma das 14 alas da X-9 na avenida
Mariana Pinho/g1
A X-9, considerada a pioneira das escolas de samba de Santos, foi a terceira a passar pela passarela, com o enredo ‘Peregrinos de Fé! Oh Mãe Negra… Meu Samba é Minha Oração!’.
A agremiação celebrou a fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Mais de 1,4 mil componentes, divididos em 18 alas e três carros alegóricos, passaram debaixo de chuva pelo sambódromo.
O samba-enredo foi composto por Toninho 44, Joãozinho Oliveira, Jorginho Karwaski, Edirley Fernandes, Rodrigo Correia, Júnior, Lucio Nunes e Gustavo Santos, e interpretado por Rafael Forjanes (Bolinha) e Freddy Vianna.
Real Mocidade Santista
Carnaval 2025 em Santos: Carro alegórico da Real Mocidade Santista
Mariana Pinho/g1
A Real Mocidade fechou o primeiro dia de desfile com o enredo ‘Do Sertão à eternidade: A Saga do Rei do Baião – 35 anos de saudade’, misturando forró e samba em homenagem a Luiz Gonzaga.
A escola reuniu mais 1,2 mil componentes, entre 15 alas e três carros alegóricos, levando o público diretamente ao sertão do nordeste. A letra do samba ficou por conta dos compositores Fernando Negrão, Sandro Simões, Márcio Arcas E Edu DMQ e foi interpretada por Chrystian Santos.
De acordo com o vice-presidente da escola, Fernando Urso, apesar dos resquícios da chuva que caiu durante a apresentação da X-9, a agremiação não mediu esforços para se apresentar com qualidade.
“A expectativa do desfile de hoje é a melhor possível. A chuva deu uma atrapalhada um pouquinho, assustou um pouco as pessoas, mas a escola está vindo bem forte”.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.