Casinha, ração e microchip: Prefeitura de Palmas anuncia projetos de cuidados para animais de rua


Medidas visam ações em pontos estratégicos das ruas de Palmas. Protetores independentes e ONGs poderão se cadastrar para receber ração da prefeitura. Projeto de proteção e bem-estar animal é lançado pela Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas anunciou uma série de medidas para a proteção animal. A medida provisória que cria políticas públicas de proteção animal foi assinada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos (PODE). Três projetos práticos foram lançados para garantir melhor qualidade de vida para animais de rua.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os três projetos lançados buscam ajudar os cães e gatos oferecendo cuidados nas ruas da capital. Casinhas devem ser instaladas em pontos estratégicos da cidade para que animais de rua possam se proteger do sol e da chuva.
O projeto foi nomeado de Aldeia das Patas. As casinhas adaptadas serão colocadas nos pontos indicados pelos protetores independentes.
Casinhas serão instaladas em pontos estratégicos para que animais de rua possam se proteger do sol e da chuva
Reprodução/TV Anhanguera
Outro projeto lançado é o Tigela Cheia, que vai distribuir sacos de ração a protetores de animais. O programa estabelece uma rede de apoio para garantir que os protetores independentes e ONGs tenham suporte contínuo na alimentação dos animais sob seus cuidados.
“É muito mais do que a gente sonhou, né? A gente queria um apoio e hoje a gente vê esse apoio amplo, com ração, abrigos e cadastro para realmente essa ajuda vir com força”, disse a protetora Pity Castilho.
Para cão receber coleira, é necessário que tutores apresentem comprovante de endereço atualizado
Juliana Carneiro/ Secom PAlmas
LEIA TAMBÉM
Jabuti encontrado embaixo de piso de casa tem casco restaurado e é batizado de Donatello por veterinários
‘Exemplo de pessoa’, diz filha após pai, madrasta e irmão morrerem em acidente entre caminhonete e caminhão na BR-153
Tocantins tem 2,5 mil notificações de casos suspeitos de dengue e vacinação está disponível para jovens de 10 a 14 anos
O terceiro programa é o Animal de Rua Zero, iniciativa de controle populacional com a redução humanitária da população de cães e gatos. A estratégia envolve mutirões de castração, identificação por microchipagem, campanhas educativas e incentivo à adoção responsável.
As medidas foram anunciadas durante um evento na tarde de domingo (23), no Bosque dos Pioneiros. A ação reuniu autoridades como o prefeito Eduardo Siqueira Campos (PODE), a secretária de Proteção e Bem-estar Animal, Gabriela Siqueira, e representantes do governo do estado e da Assembleia Legislativa.
Veja mais notícias da região do g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.