Melhores Amigos por assinatura? Ator cobra por exclusividade no Instagram; entenda estratégia


Recurso pago segue linha de estratégia de marketing usada por famosos, gerando sensação de exclusividade e intimidade com fãs. Para ator, também é forma de excluir haters. Melhores Amigos por assinatura: Thomaz Costa passa a cobrar por ferramenta no Instagram
Reprodução/Instagram
Criado inicialmente para compartilhar posts com um grupo exclusivo de amigos, o Close Friends (ou Melhores Amigos) do Instagram passou a ser uma ferramenta para ganhos com assinaturas.
A pioneira nessa estratégia foi Virginia Fonseca. Em 2019, a influencer e apresentadora anunciou uma assinatura mensal “promocional” de R$ 14,90 para as primeiras 500 pessoas que quisessem acompanhar os posts do espaço reservado para “melhores amigos”.
Nesta semana, o ator Thomaz Costa repetiu a estratégia e anunciou a cobrança para a entrada em seu Close Friends. Quem quiser acompanhar os posts da “bolinha verde” da rede social do ator precisa desembolsar R$ 59,70. O valor pode ser parcelado em até 12 vezes. A “assinatura” é válida por três meses, o tempo em que Thomaz vai seguir com essa estratégia.
“Pode ver que estou meio sumido do Instagram normal, mas estou postando normalmente”, comentou o ator. Ele revelou que no “close friends” seguia publicando conteúdos, como imagens de uma guerra de balões de água.
Em outro momento, ao ser questionado por um internauta sobre “se ele achava que dinheiro estava fácil [para pagar um Close Friends]”, o ator falou sobre sua decisão pela cobrança: “É exatamente por isso que eu tô cobrando. Tem milhares de influenciadores que estão colocando todos os seguidores nos melhores amigos de graça. Já ficou até meio batido isso. Já me ofereceram pra fazer isso, mas eu não quero. Quero realmente cobrar porque eu quero realmente que entrem poucas pessoas.”
Thomaz ainda afirmou que, desta forma, ele filtra quem quer ver seu conteúdo e evita as mensagens de haters. “E se pagou e tá mandando um monte de asneira, coisa desagradável, o Instagram é meu, eu te bloqueio e tchau. Minha vida tá sendo muito mais leve assim.”
Close Friends sem vergonha
Para o especialista em mídia sociais e gestão de comunidades Gustavo Lopes, a estratégia de assinatura do Close Friends pode trazer pessoas que possam ter vergonha ou preconceito de assinar plataformas de conteúdo adulto, como o Onlyfans ou Privacy.
“Talvez, para essas pessoas, para esse público específico, seja mais tranquilo simplesmente pagar um Close Friends e não precisar efetivamente acessar essas plataformas, que tem toda essa imagem sexual em volta delas”, analisa.
Ainda assim, Gustavo acredita que essa seja apenas uma pequena porcentagem de possíveis assinantes do ator. “Eu acho que no caso do Thomaz, é mais sobre os números de vendas dele nas plataformas que ele utiliza, que talvez não estejam lá os maiores de todos. E aí ele vai lá e traz para mais um canal para tentar pelo menos mais um dinheiro.”
Thomaz Costa
Reprodução/Instagram
Estratégia de exclusividade
A ação de Thomaz se encaixa a uma crescente estratégia de marketing que está sendo usada por artistas na rede social e que gera uma sensação de exclusividade e intimidade com seus fãs.
Em abril de 2024, a cantora Billie Eilish colocou seus mais de 111 milhões de fãs no “Close friends”. No caso da Billie, a estratégia foi usada para antecipar o lançamento “Hit Me Hard and Soft”, terceiro álbum de estúdio da cantora. O disco foi lançado um mês após a ação nas redes.
A cantora mostrou que a estratégia foi bem-sucedida ao usar a psicologia da exclusividade e da conexão pessoal. E abriu o caminho para outros artistas seguirem o exemplo.
Em fevereiro, Luan Santana também adotou a estratégia. No caso do sertanejo, foram poucos posts e a ação foi atrelada à campanha de lançamento da faixa “Aluga-se” do álbum “Ao Vivo na Lua”, gravado em julho de 2024. Diferentemente de Billie, o cantor sertanejo não adicionou todos os seguidores no “Close friends”.
Artistas usam close friends do Instagram para estratégia de marketing
Mas segundo Yan Lassance, diretor de Marketing digital da LS Music / Luan Santana, a decisão era parte da ação. Matheus, da dupla com Kauan, também adotou a estratégia do “Close friends”. O cantor sertanejo tem mostrado na plataforma momentos mais pessoais, como sessões de terapia e compartilhamento de conversas com amigos no WhatsApp.
A equipe responsável pelo social media da dupla explicou que só Matheus está fazendo uso da estratégia (Kauan, não) e que a ideia, por enquanto é aumentar o contato com as fãs.
Para Gustavo Lopes, a estratégia de artistas em adotar o “Close friends” é muito interessante porque eles costumam ter a imagem de serem intocáveis. “Essa coisa de quase semideuses, de que a galera não pensa que conseguiria um dia ter uma interação mínima, mesmo que gerada por uma plataforma que colocasse essas pessoas ‘em contato’ com o ‘Close Friends’ de um desses artistas. Então eu acho que é uma estratégia super legal”, analisa o especialista. Ele afirma que outro foco da estratégia é o clássico boca a boca. As pessoas começam a falar sobre o assunto, comentam com os amigos, a conversa aumenta, e o nome do artista vai se espalhando.
O especialista acha positivo o uso de novas plataformas e exploração de novos formatos para futuras ações. Mas ele destaca dois pontos de atenção: se o “Close friends” ganhar a adesão de muitos artistas, pode se tornar uma estratégia maçante.
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