Projeto irá plantar mudas de ipês em homenagem às vítimas de feminicídio em MT


Iniciativa busca honrar a memória das vítimas e impactar a sociedade pelo número de mulheres mortas em razão do gênero. Ipê roxo-de-bola
Reprodução/TV Globo
Um projeto irá plantar 53 mudas de ipês em homenagem as mulheres que foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso, entre 2024 e 2025. O plantio será realizado no Parque Tia Nair, em Cuiabá, às 8h desta sexta-feira (27).
❗O feminicídio é uma qualificadora de homicídio incluída no Código Penal pela Lei n° 13.104. É aplicada em casos de assassinato praticados contra mulheres em razão do gênero, seja por discriminação à condição de mulher ou por violência doméstica e familiar. A pena é de reclusão de 12 a 30 anos.
Em 2024, Mato Grosso registrou 47 casos de feminicídios e, até o mês de março de 2025, seis mulheres foram assassinadas.
Sonhos interrompidos: conheça histórias de mulheres vítimas de feminicídio em MT em 2024
De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o ipê foi escolhido por ser uma árvore originária da Mata Atlântica brasileira, presente em vários estados da federação.
A promotora de Justiça, Claire Vogel Dutra, disse que o ato é uma forma de honrar a memória das vítimas, preservar a história e impactar a sociedade pela quantidade de mulheres mortas em razão do gênero.
Feminicídios em MT deixam mais de 80 crianças sem mães em 2024
Como pedir ajuda?
O aplicativo ‘SOS Mulher MT’ é uma das alternativas criadas para ajudar vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. O aplicativo conta com um botão do pânico, por meio dele a vítima pode fazer um pedido de socorro quando o agressor descumprir a medida protetiva.
Interface do aplicativo ‘SOS Mulher MT’
Reprodução
Dados da Polícia Civil apontam que houve um aumento de 31% na procura pelo aplicativo neste primeiro semestre ano, com 3.376 downloads. Já as solicitações de medidas protetivas com o Botão do Pânico cresceram 9%, com 2.731 pedidos.
O Botão do Pânico virtual está disponível, por enquanto, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.
Nos outros municípios do estado, a plataforma pode ser acessada para as outras funções, como direcionamento à medida protetiva online, telefones de emergência, endereços das Delegacias da Mulher, Plantão 24h, denúncias sobre violência doméstica e também acesso à Delegacia Virtual para registro de ocorrências.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.