Visita com fotógrafas cearenses explora mostras de Delfina Rocha e Jane Batista


Evento gratuito no Espaço Cultural Unifor contará com a presença das artistas que conduzirão a imersão nas mostras “Imagens em Trânsito” e “Um Oceano Dentro de Mim”. As mostras fazem parte do projeto Trajetórias Artísticas Unifor e exploram memória, identidade e resistência
Delfina Rocha/ Jane Batista
A Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – realiza no dia 29 de março de 2025, visita guiada especial com as artistas Delfina Rocha e Jane Batista, cujas exposições “Imagens em Trânsito” e “Um Oceano Dentro de Mim” estão em cartaz no Espaço Cultural Unifor. Gratuito e aberto ao público, o evento terá início às 14h, e contará com a participação das artistas e demais integrantes do Coletivo Sol para Mulheres, trazendo uma experiência única sobre a produção artística e as narrativas presentes nas exposições.
O Coletivo Sol para Mulheres visa dar visibilidade à produção fotográfica feminina no Ceará. O evento será uma oportunidade para o público conhecer mais profundamente o trabalho de Jane Batista, que explora temas como território, identidade e afeto através de autorretratos e imagens do cotidiano. Já Delfina Rocha, com sua mostra “Imagens em Trânsito”, propõe uma reflexão sobre os processos de transição e transformação que atravessam as imagens e seus significados.
Iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, por meio da Divisão de Arte e Cultura, a visita guiada é uma excelente oportunidade para os amantes da arte, acadêmicos e o público em geral conhecerem as exposições mais de perto, enquanto discutem temas como cultura, identidade e resistência. O evento também reforça o compromisso da Unifor com a democratização da arte, oferecendo a todos a oportunidade de acessar experiências culturais e artísticas de grande relevância para a sociedade.
Sobre o Coletivo Sol para Mulheres
Atuante desde agosto de 2019, o Sol para Mulheres, agrega 60 fotógrafas cearenses, e tem conquistado espaço no campo artístico, com exibições de trabalhos em Fortaleza, e em eventos pelo país.
Esse programa é uma iniciativa da Imagem Brasil Galeria e reafirma um compromisso em valorizar a criação livre e a produção de mulheres no Ceará para que se consolide além de qualquer limite. Encontros para estudos teóricos e práticos possibilitam às participantes momentos para apreciação coletiva de obras, trocas de experiências, intercâmbios e articulações da atuação do grupo.
Sobre as exposições
Em “Imagens em Trânsito”, Delfina Rocha conduz os visitantes por um mergulho em sua produção autoral, fruto de mais de oito anos de pesquisa sobre as camadas da memória, do tempo e da identidade. A exposição reúne obras de séries como Dez Noventa, Pérolas aos Porcos e Lampejos, além de investigações recentes que envolvem diálogos com a inteligência artificial. O foco das pesquisas é o tempo e o espaço, vinculados ao universo particular da artista, onde o tempo deixa de ser linear e os espaços se transformam em territórios de conflito, impermanência e ausência.
Já em “Um Oceano Dentro de Mim”, Jane Batista aprofunda seu olhar autoral ao explorar as conexões entre identidade, território, memória coletiva e afetos. Piauiense radicada no Ceará, a artista autodidata constrói um relato imagético profundamente vinculado à sua vivência no Titanzinho, região de Fortaleza onde reside. Utilizando a câmera do celular como principal ferramenta, Jane cria imagens que transcendem o documental, fundindo performance e narrativa visual para questionar as representações hegemônicas.
Ambas as exposições seguem em cartaz nas galerias térreas do Espaço Cultural Unifor até o dia 29 de junho de 2025.
> Clique aqui e saiba mais sobre as exposições da Delfina Rocha e Jane Batista
Mais sobre as artistas
Jane Batista
Jane Batista
arquivo pessoal
Mãe de 3 filhos e avó, Jane Batista é fotógrafa, poetisa e artista visual. Desde 2020 se dedica à fotografia, utilizando seu celular como ferramenta para captura e edição. A partir de experimentações com o autorretrato, de forma visceral e autodidata, inaugurou uma forma de expressão e um lugar de refúgio para suas fantasias, medos e sonhos.
Além dos autorretratos, Jane também captura paisagens e cenas do dia a dia, tecendo histórias imagéticas que evidenciam os vínculos entre território, identidade e afeto. Faz parte do Coletivo “Sol para Mulheres” para fotógrafas e artistas visuais, liderado por Patrícia Veloso.
Seu trabalho já foi apresentado em exposições individuais e coletivas no Ceará, em Pernambuco, São Paulo e em Nuremberg, na Alemanha. Jane participou de três publicações: Fotoescritos do Confinamento, Rio de Janeiro – RJ, 2021; Dizer o Silêncio, Fortaleza – CE, 2023; e Uma outra de si mesma, São Paulo – SP, 2024. Em 2023, foi homenageada na Câmara Municipal de Fortaleza em alusão ao Dia da Fotografia.
Delfina Rocha
Delfina Rocha
arquivo pessoal
Nascida em Fortaleza, Delfina Rocha é fotógrafa autodidata e bacharel em Filosofia. Teve seu primeiro contato com a prática da fotografia ao montar, no início da década de 80, um pequeno laboratório para revelar e copiar filmes em preto e branco. Foi assistente do pioneiro fotógrafo Chico Albuquerque durante quatro anos. Transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1987, e passou a trabalhar como fotógrafa de publicidade e como fotógrafa de cena para cinema, colaborando em produções como A Bela Palomera, Luzia Homem, Vai Trabalhar Vagabundo II, Os Trapalhões, Super Xuxa Contra o Baixo Astral, entre outros. Em 1993, retornou a Fortaleza, onde abriu seu estúdio voltado para o mercado publicitário e editoriais de moda.
Após 30 anos dedicados à fotografia comercial, retomou os estudos, participando de diversas formações, grupos de estudo sobre a imagem contemporânea e a prática da fotografia autoral, onde questões como memória, pertencimento, identidade, tempo e espaço permeiam suas produções. Em 2019, passou a integrar o coletivo Sol para Mulheres e o grupo de estudos Imagem é Pensamento.
Participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, tendo participado da 22ª edição da Unifor Plástica, que teve como tema Afinidades Eletivas. Conquistou diversos prêmios entre os quais destacam-se: Prêmio Menção Honrosa no PIA – Print Industries of America nos Estados Unidos em 2004 com a publicação “Sabores e Saberes do Ceará”; Prêmio Melhor Fotógrafa no Festival de Moda de Fortaleza – FMF em 2008; e o 1º lugar na categoria Multimídia no Festival Internacional de Fotografia – FestFoto no Rio Grande do Sul em 2024.
Serviço
Visita guiada com as artistas Delfina Rocha e Jane Batista
Data: 29 de março de 2025
Horário: 14h
Local: Espaço Cultural Unifor – galerias térreas (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)
*Evento gratuito e aberto ao público
Adicionar aos favoritos o Link permanente.