Motorista envolvido em acidente que matou biomédico em Rio Branco tinha ingerido álcool, diz BPTran


Teste do bafômetro apontou 0,18mg/L. Motorista foi conduzido para a delegacia para que as devidas providências fossem tomadas. Gabriel Barros de Lima, de 26 anos, teria tentado desviar de bicicleta e foi atingido por caminhão na manhã de terça-feira (1º). Motorista de caminhão envolvido em acidente, consumiu bebida alcóolica, de acordo com bafômetro
Aline Pontes/Rede Amazônica
O motorista envolvido no acidente que tirou a vida do biomédico e farmacêutico Gabriel Barros de Lima, de 26 anos, ingeriu bebida alcóolica. De acordo com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), foi feito o teste do bafômetro no homem, que não teve o nome informado, e que apontou 0,18mg/l de álcool.
O índice apresentado pelo motorista configura infração de trânsito, já que de 0,05 mg/l a 0,33 mg/l a quantidade de álcool é considerada uma infração gravíssima. O limite legal de álcool no Brasil é de 0,04 miligramas por litro de ar expelido (mg/l).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Após a constatação do teor de álcool, o homem foi conduzido pela BPTran à delegacia para prestar esclarecimentos e fazer os trâmites necessários. O g1 aguarda a confirmação se ele foi solto ou não.
A legislação aponta que “direção sob influência de álcool ou substância psicoativa”, de acordo com o Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), gera multa no valor de R$ 2.934,70. Além de pesar no bolso, o motorista que é pego dirigindo embriagado tem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida pelo período de 12 meses.
LEIA MAIS:
Farmacêutico de 26 anos morre em acidente entre moto e caminhão no Acre
Dirigir sob efeito de álcool gera consequências severas.
Em caso de reincidência, ou seja, cometendo a mesma infração durante a suspensão da habilitação, o documento será então cassado por 24 meses, e a multa será cobrada com o valor dobrado, que equivale a R$ 5.869,40.
Acidente
Gabriel morreu na manhã de terça-feira (1º) em um acidente envolvendo a motocicleta que pilotava e um caminhão que recolhe entulho, na Avenida Ceará, bairro Doca Furtado, em Rio Branco.
Segundo a BPTran, testemunhas informaram que o motociclista foi realizar uma ultrapassagem pela ciclovia e ao desviar de um ciclista, se desequilibrou e caiu na lateral do caminhão. O motorista não conseguiu frear.
O jovem também não teria conseguido frear e acabou ficando embaixo do caminhão. Após a fatalidade, o motorista aguardou a polícia no local do acidente.
Gabriel era dono de uma despachante médico e laboratorial desde 2023.
“Pelo nosso exame preliminar, foi possível constatar uma colisão envolvendo a motocicleta e o caminhão […] [o acidente] carece ainda de investigações posteriores, certamente faremos ainda cálculos de velocidade, exames comparativos de danos nos veículos da via para, posteriormente, estar emitindo o laudo com segurança”, disse o perito Reneu Galdino.
Gabriel Barros de Lima tinha 26 anos e foi vítima de um acidente de trânsito em Rio Branco
Reprodução/Instagram
O Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRF-AC) publicou uma nota de pesar lamentando a morte do profissional. “Neste momento de dor, o Conselho Regional de Farmácia do Acre se solidariza e roga a Deus para que conceda o conforto necessário a todos os familiares e amigos”, disse.
O governador Gladson Cameli também lamentou a morte do jovem. “Gabriel era amado e motivo de orgulho do pai e de toda a família. Não há nada mais difícil para um pai e uma mãe do que perder um filho”, disse, em referência também ao pai da vítima, Gilberto Braga, radialista acreano.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.