Região metropolitana do Rio tem seis crianças baleadas em 2025

Baixar


A região metropolitana do Rio de Janeiro já tem seis crianças baleadas em 2025. Uma delas morreu e 5 ficaram feridas. No mesmo período do ano passado, o Instituto Fogo Cruzado registrou o mesmo número de crianças baleadas, mortas e feridas.

A última criança ferida é um menino de 11 anos que foi atingido por uma bala perdida dentro de um condomínio, em Realengo, na zona oeste da capital fluminense, na noite desta quarta-feira (2). Segundo o Instituto, a criança estava brincando em uma quadra de futebol no momento em que foi atingida.

O coordenador regional do Instituto Fogo Cruzado no Rio de Janeiro, Carlos Nhanga, alerta que os casos não são isolados e que não é exagero afirmar que as crianças são vítimas em potencial da violência no Brasil.

“No ano passado, batemos o recorde de crianças baleadas, com 26 vítimas registradas. Em 2023, o recorde foi de crianças mortas, foram 25 baleadas. Dessas, 10 não resistiram. Esse não é um caso isolado. A falta de transparência nos dados governamentais, muitas vezes não produzidos, ocultos, gera falsa sensação de que a violência armada atinge crianças e adolescentes de formas esporádicas, mas os números mostram exatamente o contrário. As crianças ficam na linha de tiro quando estão indo para escola, dentro de casa ou até mesmo brincando na rua, como aconteceu ontem em Realengo”, afirma.

Em 2025, entre janeiro e março, foram registrados mais de 640 tiroteios na região metropolitana do Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto. Quase 280 ocorreram durante operações policiais. Ao todo, mais de 400 pessoas foram baleadas neste período, dessas, 198 morreram e 214 ficaram feridas. 

Segundo o Instituto Fogo Cruzado, se comparado ao mesmo período de 2024, o ano de 2025 registrou uma queda de 5% nos tiroteios. Já o número de tiroteios durante operações policiais teve aumento de quase 40%, o de mortos 8% e o de feridos aumentou 44%.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública informou que desconhece a metodologia utilizada no levantamento do Instituto Fogo Cruzado e destacou que o principal objetivo das operações policiais é garantir a preservação de vidas.

Rio de Janeiro (RJ), 16/02/2025 - Fotos de crianças vitimas de bala perdida. Foto:  Rio de Paz/Divulgação

© Rio de Paz/Divulgação

Segurança Instituto Fogo Cruzado afirma que os casos não são isolados Rio de Janeiro 03/04/2025 – 17:33 Fábio Cardoso / Paulliny Fernandes Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional Bala Perdida Crianças baleadas Operação Policial quinta-feira, 3 Abril, 2025 – 17:33 2:29

Adicionar aos favoritos o Link permanente.