Rio de Janeiro e São Paulo com ‘volumes excepcionais’ de chuva e ondas de até 3 metros: o que esperar de frente fria


Regiões têm previsão de muita chuva para os próximos dias. São Paulo e Rio de Janeiro são os estados que mais devem sofrer com os temporais. Quais os impactos previstos da passagem da 1ª frente fria do outono no Brasil

@media print {
.ms-editor-squiggler {
display:none !important;
}
}
.ms-editor-squiggler {
all: initial;
display: block !important;
height: 0px !important;
width: 0px !important;
}
A nova frente fria que se formou no Sul do país chegou ao Sudeste e deve manter o tempo muito instável nos próximos dias, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Considerada a frente fria mais intensa do outono – e até do ano – esse sistema deve causar temporais em ambos estados e também trazer ventos muito intensos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), regiões entre o litoral norte de São Paulo e boa parte do centro-sul do Rio de Janeiro podem ter chuva acima de 100 milímetros por dia nos próximos dias.
🔴O instituto emitiu um aviso meteorológico vermelho de “grande perigo” para os acumulados de chuva previstos para essa faixa ao menos até a manhã de sábado (5).
De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, os efeitos dessa frente fria devem causar transtornos, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
“Há risco de alagamento, deslizamento, queda de árvore. É aquela previsão em que os impactos podem ser muito intensos se realmente se concretizar”, alerta o meteorologista.
Temporais em São Paulo e no Rio de Janeiro
Apesar da previsão de chuva forte também para todos os estados do Sul nos próximos dias, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro são os que mais devem sofrer com os temporais até o fim de semana.
De acordo com a Climatempo, a chuva pode ser muito volumosa em ambos estados, com alto potencial para transtornos como alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Em São Paulo, o destaque fica para o litoral, que pode registrar volumes acima de 200 milímetros em algumas regiões entre quinta e domingo. A continuidade da chuva é o que pode trazer volumes significativos em um curto período de tempo nessa faixa do estado.
Já no Rio de Janeiro, a Climatempo prevê “volumes excepcionais, com acumulados entre sexta e domingo que podem superar a média para todo o mês de abril”. Os volumes podem chegar a 350 milímetros em algumas regiões nos próximos dias.
Veja no mapa abaixo os acumulados previstos para os dois estados:
Temporais em São Paulo e no Rio de Janeiro
Arte/g1
Fim de semana de tempo instável
A frente fria que se formou no Sul do país ao longo da semana deve seguir avançando pelo Sudeste no fim de semana, deixando o tempo instável em boa parte da região.
Nesta sexta (4), a frente deve se deslocar lentamente para o Rio de Janeiro. No sábado (5), ainda chove bastante, com destaque para o Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira e litoral norte de São Paulo.
No domingo (6), a chuva forte deve se concentrar somente a pontos isolados no Rio de Janeiro, sem grandes transtornos.
Outono começa deve ter temperaturas acima da média; veja como será a estação
Ventos intensos e ondas de 3 metros
Além dos temporais previstos, há expectativa de ventos muito fortes entre o Sul e o Sudeste e também possibilidade de ressaca.
🌀De acordo com Luengo, a área de alta pressão que vem na sequência da frente fria que vai avançar nos próximos dias deve ter ventos no sentido anti-horário – justamente o oposto dos ventos horário da baixa pressão que vai se deslocar para o oceano.
“Vai formar meio que um corredor de vento que deve pegar todo o Sul, São Paulo e parte do Rio de Janeiro já a partir de sexta”, explica o meteorologista.
Com isso, os ventos podem chegar a 90 km/h entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro.
A movimentação dos ventos também deve fazer com que o mar fique muito agitado nos próximos dias, com possibilidade de ressaca em boa parte da costa de São Paulo e também do Rio de Janeiro.
🌊A Marinha emitiu um alerta para ondas de até 3 metros para esta sexta e para o fim de semana para todo o litoral paulista e o litoral carioca. A agitação do mar também pode atingir o litoral do Espírito Santo.
Queda nas temperaturas
Com o fim dos temporais, a expectativa é de queda nas temperaturas, prevista para o fim de semana.
“Essa alta pressão também traz um ar mais frio. É a primeira massa de ar polar mais expressiva do outono e até do ano”, comenta Luengo.
Há previsão de geada nas regiões mais frias do Sul, principalmente Serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e Campanha gaúcha.
No topo da Serra Catarinense não está descartada a possibilidade de temperaturas negativas, mesmo que em pontos bem isolados. Esse seria o primeiro registro de temperatura negativa do ano.
Em São Paulo, as máximas não devem passar da casa dos 20°C no fim de semana. Já no Rio de Janeiro, as temperaturas ficam somente mais amenas, com previsão de 24°C no domingo.
Outono começa na quinta-feira (20) com temperaturas acima da média; veja a previsão

Adicionar aos favoritos o Link permanente.