
Presidente dos Estados Unidos afirmou que nunca vai mudar as suas políticas. Nesta semana, ele anunciou tarifas sobre a maioria dos países do mundo, o que gerou reações negativas nos mercados globais. Trump faz comentários sobre tarifas na Casa Branca
Carlos Barria/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (4) que, para os investidores que colocam dinheiro no país, essa é a hora de “ficar mais rico do que nunca”.
Trump, que anunciou na última quarta-feira (2) tarifas de 10% a 50% sobre todas as importações vindas da maioria dos países do mundo, também disse que suas política “nunca vão mudar”.
“Aos muitos investidores vindo aos Estados Unidos e investindo enormes quantidades de dinheiro, minhas políticas nunca vão mudar. Esse é um ótimo momento para ficar rico, mais rico do que nunca antes!!!”, publicou Trump na sua plataforma Truth Social.
As afirmações do presidente acontecem em um momento em que os mercados financeiros globais registram quedas fortes e generalizadas, com investidores reagindo ao “tarifaço” do presidente e à retaliação anunciada pela China nesta manhã.
A Ásia foi o continente que recebeu as maiores tarifas de Trump. A China, por exemplo, será taxada em 34% a mais em todas as suas exportações aos EUA. Com isso, as taxas aos produtos chineses devem chegar a 54%.
Em resposta, o governo chinês anunciou que vai impor tarifas de também 34% sobre todas as importações americanas que chegam ao país, além de colocar novos limites para as exportações chinesas dos minerais de terras raras para os EUA.
Esses minerais escassos são muito procurados pelas grandes empresas de tecnologia, várias delas americanas, porque são insumo para a fabricação de alguns produtos essenciais da área.
*Matéria em atualização