Santarém sedia Seminário Nacional de Atenção Primária na Amazônia a partir desta quinta, 11


Evento ocorrerá em Santarém, na Unidade Tapajós, com o tema ‘Qualificando a gestão do trabalho e da educação na saúde’. Unidade Tapajós do campus Santarém da Ufopa será palco do seminário de atenção primária
Comunicação Ufopa
Começa nesta quarta-feira (9) em Santarém, oeste do Pará, o I Seminário Nacional de Atenção Primária na Amazônia: Qualificando a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, evento promovido pelo Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). O seminário ocorrerá até 11 de abril na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), situada na Rua Vera Paz, bairro do Salé.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Um dos destaques do Seminário será a realização da Aula Magna conjunta da graduação e pós-graduação da Ufopa integrada à programação do evento. Com o tema “Educação Superior e Pós-Graduação no Brasil: Caminhos para a Excelência e Inclusão”, a conferência será ministrada na quinta-feira, 10 de abril, a partir das 14h30, pela presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho.
O Seminário visa a socializar pesquisas sobre a Atenção Primária à Saúde na Amazônia, possibilitando a interação entre pesquisadores e profissionais da saúde. Outro objetivo será discutir as oportunidades e os desafios para a implementação de políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde. O evento contará com representação de todos os estados da região Norte, além de outras regiões do país.
Para a coordenadora do evento, Juliana Gagno Lima, professora do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, o seminário será uma excelente oportunidade para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Atenção Primária à Saúde na região Norte, pois permitirá a ampliação do diálogo entre ensino, pesquisa, extensão e serviço.
“Nosso objetivo é dar visibilidade às pesquisas e inovações técnico-tecnológicas desenvolvidas por profissionais e gestores da saúde, destacando contribuições concretas para a melhoria do SUS. Além disso, será um espaço essencial para refletirmos, juntos, sobre os desafios enfrentados e planejarmos os próximos passos para a Atenção Primária na Amazônia”, afirmou.
Abertura
A abertura oficial do Seminário Nacional de Atenção Primária na Amazônia ocorrerá nesta quarta-feira, 9 de abril, a partir das 9h, no auditório da Unidade Tapajós da Ufopa. A mesa de abertura contará com a participação do coordenador adjunto dos Programas Profissionais da Saúde Coletiva da Capes, Alberto Novaes; do representante da Secretaria da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, José Eudes Barroso Vieira; entre outras representações nacionais e locais.
Após a abertura, haverá a primeira mesa do evento, com o tema “Histórico e panorama do ProfSaúde na Região Norte”, com a coordenadora Acadêmica Nacional do ProfSaúde, Carla Pacheco Teixeira.
ProfSaúde
O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma estratégia de formação que visa a atender à expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação. O mestrado é oferecido por uma rede nacional constituída de 45 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz.
Serviço:
O que: I Seminário Nacional de Atenção Primária na Amazônia: Qualificando a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Data: 9 a 11 de abril de 2025
Local: Auditório da Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), situada na Rua Vera Paz, bairro do Salé, em Santarém (PA).
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.