Baixar
Tocar
O prefeito e a vice-prefeita eleitos em 2024 para administrar Barueri, na região metropolitana da capital paulista e oitavo município mais rico do estado de SP, tiveram o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Segundo o Tribunal, Beto Piteri, do Republicanos, e a vice-prefeita Dra. Claudia, do PSB, usaram indevidamente os meios de comunicação para desequilibrar a disputa, no último mês de outubro.
Além da cassação dos eleitos, Piteri e o ex-prefeito de Barueri, Rubens Furlan, do PSB, estão inelegíveis por oito anos, contados a partir das eleições do ano passado.
A ação foi movida pela coligação Aqui Tem Barueri, derrotada na disputa, que apontou ainda a prática de abuso de poder econômico.
Na decisão do TRE paulista, o uso indevido dos meios de comunicação ficou caracterizado pela divulgação de vídeos impulsionados no perfil de Rubens Furlan no Instagram. O material apoiava a campanha eleitoral dos afilhados políticos, e ainda depreciava o candidato oponente, Gil Arantes.
O juiz Regis Barbosa Filho afastou, no entanto, a acusação de abuso do poder econômico, considerando que o montante investido na divulgação dos vídeos não pode ser considerado exagerado.
Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

Geral Candidatos fizeram uso indevido de meios de comunicação na campanha São Paulo 09/04/2025 – 16:41 Sâmia Mendes / Liliane Farias Leandro Martins – repórter da Rádio Nacional eleições 2024 Barueri TRE quarta-feira, 9 Abril, 2025 – 16:41 1:30