Diocese de Guaxupé suspende bingos e rifas em paróquias após recomendação do Ministério Público


Comunicado assinado pelo bispo foi emitido aos padres no dia 28 de março. Diocese de Guaxupé suspende realização de bingos e rifas por recomendação do MP
A Diocese de Guaxupé (MG), por intermédio do Bispo Dom José Lanza Neto, suspendeu por tempo indeterminado que as paróquias façam atividades de arrecadação financeira como show de prêmios, ação entre amigos, rifas e bingos.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A medida foi tomada por recomendação do Ministério Público de Minas Gerais sobre a proibição de jogos de azar, que são ilegais no Brasil. O comunicado assinado pelo bispo foi emitido aos padres no dia 28 de março.
Na última semana, o bispo diocesano se reuniu com todo o clero, de forma remota e urgente, para informar sobre a proibição. Um comunicado interno foi enviado a cada um dos padres.
Diocese de Guaxupé suspende bingos e rifas em paróquias após recomendação do Ministério Público
Reprodução EPTV
Segundo a Diocese, por serem considerados jogos de azar, está apenas cumprindo o que determina a legislação brasileira, que proíbe esse tipo de atividade. A comercialização de alimentos, bebidas, leilões de brindes e animais não está proibida.
A EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, informou que não irá se pronunciar a respeito do assunto. Disse ainda que os fiéis que já venderam rifas em ações em nome das paróquias devem procurar a Diocese.
A EPTV também entrou em contato com o Ministério Público, que disse que o promotor de justiça não poderá se manifestar porque a recomendação decorre de um feito que tramita em segredo de justiça. Segundo o Ministério Público, houve somente a recomendação e o bispo entendeu por bem aplicar o direito canônico.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.