TSE Lança SOS voto para denúncias de desinformação Eleitoral

Denúncias de mentiras e desinformações sobre o processo eleitoral podem ser feitas pelo SOS Voto, no número 1491. A iniciativa é do Tribunal Superior Eleitoral, em parceria com a Anatel, e está disponível ao público desde 7 de agosto.

O objetivo do disque-denúncia é promover maior transparência e agilidade no enfrentamento de mentiras e desinformação durante as eleições municipais de 2024.

A capacidade de atendimento é de até mil denúncias por dia, recebidas por colaboradores do TSE que tiveram treinamento para a atividade. A ligação para o 1491 é gratuita e pode ser feita de segunda à sexta, das 8 da manhã às 8 da noite, e no sábado, das 9 da manhã às 5 da tarde.

De acordo com o TSE, a desinformação compreende todas as declarações públicas baseadas em informações, premissas ou dados incorretos, independentemente da intenção de quem as produziu ou as encaminhou.

As eleições para a escolha de prefeitos e vereadores ocorrerão em todo o Brasil, excluindo o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha. O pleito está marcado para o dia 6 de outubro. O segundo turno, onde houver, será realizado em 27 de outubro.

Brasília-DF, 03/04/2024, - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assina acordo de cooperação com a Policia Federal e a Advocacia-Geral da União (AGU) para combate à desinformação nas eleições de outubro. Na foto: o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o Advogado Geral da União Jorge Messías. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

© Antonio Cruz/Agência Brasil

Justiça Rio de Janeiro 31/08/2024 – 14:39 Juliana Batista / Patrícia Serrão Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional TSE Eleições desinformação sábado, 31 Agosto, 2024 – 14:39 76:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.