Baixar
Tocar
Um grupo de trabalho formado por pesquisadores do Museu Nacional – que pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) –, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Parque Nacional do Itatiaia (PNI) foi criado para decifrar as recentes descobertas de pinturas rupestres em uma área do parque, localizado na Serra da Mantiqueira, na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. A investigação quer descobrir a idade e as origens das pinturas.
Embora tenham sido encontradas em 2023, as pinturas só foram divulgadas recentemente, para que o parque tivesse tempo de se organizar, a fim de evitar a presença de visitantes no local, que é usado em caminhadas.
Uma das primeiras ações foi comunicar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também foram instaladas câmeras no local, além da realização de um trabalho de esclarecimento com os funcionários e a diretoria do parque.
As pinturas foram localizadas por um funcionário do Parque Nacional do Itatiaia, que, ao fotografar uma florada com mais de 15 lírios vermelhos, se deparou com uma pedra de formação diferente, o que despertou sua curiosidade. Ao entrar na gruta, encontrou as pinturas.
A área da descoberta foi isolada para que os especialistas façam os estudos, e haverá a cobrança de multas pesadas para quem desobedecer a orientação, segundo a assessoria de imprensa da concessionária que administra o parque.
Não há prazo para que o local seja liberado aos visitantes, já que o tempo que os pesquisadores vão levar para analisar a descoberta é indeterminado.

Geral Desenhos foram encontrados no Parque Nacional do Itatiaia Rio de Janeiro 10/04/2025 – 18:18 Fábio Cardoso / Rafael Guimarães Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Pinturas Rupestres UFRJ Uerj PNI Iphan quinta-feira, 10 Abril, 2025 – 18:18 1:49