
Lucas Souza de Araujo foi assassinado a tiros em janeiro de 2021, após questionar assédio a esposa e cunhada, cometido por José Geraldo Lucas Júnior. Advogado José Geraldo Lucas Júnior é suspeito de matar barbeiro em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
O advogado José Geraldo Lucas Júnior, acusado de matar o barbeiro Lucas Souza de Araujo, em Salvador, foi condenado a quinze anos e dois meses pelo crime, na tarde desta sexta-feira (11), mais de quatro anos depois.
Vídeo flagra momento em que advogado atira e mata barbeiro que defendeu esposa de assédio em Salvador
A decisão foi tomada após dois dias de Júri Popular, realizados no Fórum Ruy Barbosa, no centro da capital baiana. Foram cerca de 16h de análise do caso até a decisão.
Segundo apurou a TV Bahia, inicialmente, o advogado deve cumprir a sentença em regime fechado. O g1 procurou a defesa de José Geraldo para saber se o condenado vai recorrer, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
O advogado foi preso em fevereiro deste ano, depois de descumprir os termos da prisão domiciliar. Na ocasião, ele chegou a ser considerado foragido por três meses, antes de se entregar.
No entanto, pouco tempo depois, o advogado teve a prisão domiciliar concedida novamente, com monitoramento de tornozeleira eletrônica, para aguardar o julgamento. Agora, ele deve voltar ao sistema prisional.
Relembre o caso
Barbeiro foi morto em 2021, em Salvador
Reprodução/TV Bahia
👉 Lucas foi morto a tiros no final da noite do dia 24 de janeiro de 2021. Ele estava em um bar na região do Imbuí acompanhado da esposa, do irmão e da cunhada.
👉 As investigações apontaram que no momento em que a companheira e a cunhada foram ao banheiro, o advogado José Geraldo e o amigo Jeã Silva assediaram as duas mulheres.
👉 Lucas viu a situação e foi tirar satisfação com o advogado. Momentos depois, José Geraldo caminhou até a mesa em que a vítima estava com a família, iniciou um tumulto e atirou nele.
👉 Câmeras de segurança registraram o momento do crime.
Câmeras de segurança registram momento em que um homem é morto a tiros no Imbuí
👉 O corpo de Lucas foi sepultado na cidade de Santa Inês, a cerca de 310 km de Salvador, em 26 de janeiro de 2021. No mesmo dia, as prisões temporárias do suspeito e do amigo dele foram decretadas pela Justiça.
👉 Segundo o advogado da família de Lucas, o crime foi premeditado pelo suspeito, e que ele não tinha licença de porte de arma.
👉 José Geraldo teve a prisão preventiva decretada no dia 23 de fevereiro e confessou ter assassinado o barbeiro. Ele alegou que se sentiu ameaçado. O advogado estava na companhia de Jeã, que também foi indiciado. Ambos respondem pelo crime de homicídio.
👉 No dia 27 de julho de 2021, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) pediu a prisão domiciliar do advogado. A instituição alegou que José Geraldo estava preso em local inapropriado ao que solicita o estatuto do órgão, pelo fato do suspeito ser advogado.
👉 O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) converteu a prisão preventiva do advogado em domiciliar, no dia 5 de agosto de 2021.
👉 José Geraldo Lucas Júnior ficou foragido de 23 de novembro de 2024 até 10 de fevereiro de 2025, depois que a Justiça decretou a prisão preventiva por descumprimento da prisão domiciliar. Na ocasião, a defesa da vítima comprovou que o suspeito tinha feito diversas viagens, algumas para fora do estado.
Termina primeiro dia de julgamento do advogado que matou barbeiro em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 Bahia e TV Bahia