Prefeitos das cidades da Baixada Santista completam 100 dias de mandato e destacam ações; confira


Administrações municipais informam as principais obras e ações realizadas no período. Baixada Santista vista da Serra do Mar
Arquivo AT
Os governos municipais completaram 100 dias de mandato na última quinta-feira (10). A pedido do g1, as prefeituras das nove cidades da Baixada Santista apresentaram as principais ações das gestões durante o período.
Entre os municípios, apenas Santos, São Vicente e Itanhaém tiveram a reeleição dos prefeitos. Praia Grande e Guarujá tiveram eleitos nomes que já ocuparam o cargo, enquanto nas demais cidades todos são prefeitos em primeiro mandato. Confira abaixo:
Santos
Em Santos, onde o prefeito reeleito foi Rogério Santos (Republicanos), a prefeitura informou que estão em andamento as obras do projeto habitacional Parque Palafitas, voltado à reurbanização do Dique da Vila Gilda, a construção da UME Rei Pelé e a readequação viária da Alemoa.
Também foram entregues à população a nova Policlínica e o Centro da Juventude no Dique da Vila Gilda. A Casa da Mulher foi reformada e passou a contar com novos espaços de atendimento.
Na área ambiental, o Programa Santos Sustentável prevê o plantio de 10 mil árvores e a criação de corredores verdes. A cidade recebeu 129 novas câmeras de segurança; a meta é instalar 3.200 até o fim do ano.
Ainda de acordo com a prefeitura, estão previstas para 2025 as entregas do Hospital Veterinário Municipal e cinco novas unidades de educação infantil (UMEs) .
São Vicente
A nova gestão do prefeito Kayo Amado (PODE), reeleito com 87% dos votos, começou a construção da primeira UPA Central 24h, avançou nas obras do Complexo Maternoinfantil e inaugurou uma Unidade de Saúde da Mulher.
A prefeitura também informou que entregou a nova escola UE Mário Covas Jr. e deu continuidade às obras do VLT na Área Continental, além de um projeto contra enchentes na cidade.
Em relação à segurança, foram contratados 35 novos guardas civis, adquiridos armamentos e coletes. No turismo, o programa “São Vicente de Cara Nova” revitalizou pontos tradicionais como a Biquinha dos Doces e o Deck dos Pescadores.
Guarujá
Farid Madi (PODE) voltou ao cargo de prefeito em Guarujá e, segundo nota enviada pela prefeitura, nos 100 primeiros dias a administração municipal atuou contra a dengue e reduziu 87% nos casos da doença na cidade, que também abriu um processo para a contratação de 1.092 profissionais temporários para a saúde.
Além disso, uma nova pista do aeroporto foi entregue e começou a construção do terminal de passageiros e a revitalização da Rua Mário Ribeiro.
Na habitação, foram emitidos 2.500 títulos de regularização fundiária e entregues 240 moradias no Cantagalo. O município também recebeu o selo “Cidade Árvore do Mundo” pelo terceiro ano consecutivo.
Bertioga
Em Bertioga, Marcelo Vilares (União) completou os 100 primeiros dias como prefeito. A administração municipal informou terem sido entregues o tomógrafo no Hospital Santa Teresinha, o Centro de Referência do Idoso (Cribem) e a nova Escola Municipal Caminhos do Bem. Também foram contratados 150 professores.
Na segurança, foi criada a Patrulha de Bike e será feita a revitalização da sinalização viária na orla da praia. A prefeitura também disse ter começado as obras para a ampliação da UBS Jardim Vicente de Carvalho.
Itanhaém
Thiago Cervantes (Republicanos) foi reeleito prefeito e, em 2025, a cidade teve a criação do Departamento de Inclusão Escolar e a reformulação do Programa Social Escolar.
Na área ambiental, os primeiros meses da gestão tiveram avanços no saneamento básico, com articulação junto à Sabesp para antecipar a meta de universalização para 2029. Também foram executados projetos de macrodrenagem e desassoreamento de rios.
Peruíbe
Felipe Bernardino (PSD) assumiu a prefeitura e nesses 100 dias a equipe conseguiu reduzir em 77% os casos de dengue, além de terem reaberto a Academia da Saúde da Vila Romar e zerado a filha de atendimento para especialidades como reumatologia e nefrologia.
A administração municipal também trabalha no desassoreamento do Rio Preto para conter enchentes.
Mongaguá
A cidade terá novas eleições após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter indeferido o registro da candidatura de Paulo Wiazowski Filho (PP).
Enquanto isso, o presidente da Câmara Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União), está na gestão do município, onde ampliou o Ambulatório Noturno Itinerante e implementou a vacinação contra a dengue.
Na educação, foram entregues kits escolares a 10 mil alunos e as salas de aula da rede municipal de ensino foram reformadas e climatizadas.
Na infraestrutura do município, foram feitos investimentos em limpeza, pavimentação e instalação de pontos de ônibus com wi-fi. Outras ações incluíram a redução da tarifa universitária, reforço na segurança durante o Carnaval — que não registrou ocorrências —, a promoção de 90 atividades culturais e a ampliação das escolinhas esportivas do programa Bolsa Atleta.
Cubatão
O prefeito Cesar Nascimento (PSD) completa os 100 dias com obras de reurbanização da Vila dos Pescadores, a conclusão da primeira etapa da urbanização da Vila Esperança e a entrega da Arena da Vila dos Pescadores.
A gestão também prevê mais de R$ 100 milhões em manutenção urbana, com pavimentação, reconstrução de calçadas e ações contra enchentes.
No setor industrial, foram instaladas a primeira planta de amônia verde do país e anunciada a primeira unidade de querosene de aviação verde, pela Petrobras.
A administração municipal também prevê a implantação do Centro MultiTea para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, a transformação de todas as escolas em unidades de tempo integral e o desenvolvimento de um app para agendamento de consultas e exames na rede municipal de saúde.
Praia Grande
A prefeitura não respondeu até a última atualização da reportagem.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.