Baixar
Tocar
O presidente Lula declarou apoio e solidariedade à Dinamarca em relação à ameaça dos Estados Unidos de anexar a Groenlândia, que é um território autônomo do país nórdico. Lula recebeu um telefonema da primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, nesta sexta-feira (11), para uma conversa sobre o contexto geopolítico atual.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem ameaçando anexar a Groelândia – uma ilha localizada no Ártico que tem a maior parte de sua extensão coberta por gelo – alegando questões de segurança. A Dinamarca já reafirmou que o território não está aberto à anexação e denunciou interferência estrangeira. A ilha tem uma posição estratégica no globo e seu solo é rico em petróleo e outros recursos naturais.
Lula também discutiu as alterações tarifárias causadas por Donald Trump com a líder dinamarquesa. Em nota, a presidência brasileira disse que ambos concordam com a importância dos princípios do multilateralismo, especialmente no que diz respeito ao livre comércio.
Lula e Frederiksen também falaram sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Eles esperam que o tratado, que está em negociação há 20 anos, seja finalizado. No segundo semestre deste ano, o Brasil estará na presidência do bloco sul-americano e a Dinamarca, na presidência rotativa do Conselho da União Europeia.
O presidente brasileiro indicou ainda a disposição do Brasil e da China em contribuir para o fim do conflito na Ucrânia, por meio do Grupo de Amigos da Paz. Lula também reforçou o convite para a primeira-ministra da Dinamarca visitar o Brasil e participar da COP30, a conferência sobre o clima da Organização das Nações Unidas, que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.

Política Donald Trump ameaça anexar território autônomo do país nórdico Brasília 11/04/2025 – 20:27 Roberta Lopes / Rafael Guimarães Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional Groenlândia Lula Dinamarca EUA Donald Trump Mercosul cop30 Mette Frederiksen sexta-feira, 11 Abril, 2025 – 20:27 1:58