
Projeto foi regulamentado por um decreto no início deste mês. Moradores e empresários podem se cadastrar no site da Prefeitura. Projeto quer usar câmeras particulares para reforçar a segurança em Taubaté
A Prefeitura de Taubaté quer utilizar câmeras de segurança particulares para ajudar no monitoramento da cidade. O projeto foi regulamentado por um decreto assinado pelo prefeito Sérgio Victor (Novo) no início de abril.
Segundo o projeto, há a possibilidade de utilizar as imagens de câmeras de segurança de moradores ou de comércios. Para participar, o morador ou empresário deve se voluntariar por meio de um cadastro no site da Prefeitura.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Na cidade, a Prefeitura já faz o monitoramento com câmeras em ruas e praças. Ao todo, são 2,6 mil câmeras que fazem parte do Centro de Gestão Integrada.
“Essas câmeras vão fazer a análise de possíveis delitos que ocorrerem. Tendo acesso a essa câmera, que pegou essa ação, através dessa informação utilizarmos em conjunto com a parte de analítico e nossa estrutura do Centro de Gestão Integrada”, explicou o comandante da Guarda Civil Municipal de Taubaté, Carlos Eduardo dos Santos.
Prefeitura de Taubaté quer usar câmeras particulares para auxiliarem monitoramento na cidade
Reprodução/TV Vanguarda
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Danilo Veloso, há um critério para que a câmera seja incluída no Centro de Gestão: a tecnologia.
“Tem um requisito de tecnologia para que ela seja integrada no Centro de Segurança. Isso vai trazer um rápido combate”, disse.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Taubaté registrou, até fevereiro deste ano, 494 casos de furto. O número é superior aos 467 registrados no mesmo período do ano passado.
Os furtos de veículos também subiram no primeiro bimestre deste ano, na comparação com o ano anterior. Foram 55 casos entre janeiro e fevereiro de 2025 contra 33 casos no mesmo período de 2024 — uma alta de 66,7%.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina