Dengue: São Carlos usa drones para fazer pulverização de larvicida contra o Aedes; entenda


Ação da Vigilância em Saúde começou nesta terça-feira (15). Município confirmou já 10.786 casos de dengue e três mortes neste ano. São Carlos faz pulverização de larvicida com a ajuda de drones em combate à dengue
A Vigilância em Saúde de São Carlos (SP) iniciou o uso de drones no combate à dengue com pulverização de larvicida. A ação vai combater os possíveis focos de criadouros do mosquito e começou nesta terça-feira (15).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Em 2024, a tecnologia foi utilizada e deu suporte no monitoramento das equipes de saúde. Agora, os drones vão sobrevoar principalmente terrenos baldios e casas abandonadas dos bairros da cidade.
Como vai funcionar a pulverização de larvicida
Drones pequenos monitoram os possíveis criadouros de dengue em São Carlos
Divulgação
Os equipamentos tem dois tamanhos e funções. Os drones maiores possuem reservatório com larvicida, e a pulverização será feita em casos de necessários e pontuais.
Já os equipamentos menores contam com um sistema para jogar pastilhas com cloro em locais como caixas d’agua destampadas e piscinas sem tratamento, com análise da equipe da saúde.
“Fazemos o mapeamento da área e a partir da análise feito pelo Controle de Vetores da Secretaria de Sáude faremos a disperção de larvicina com pulverização. Principamente em pontos estratégicos como terrenos com muito material inservível acumulado, em ferros velhos, onde tem água parada em quantidade maior”, disse Denise Martins, diretora da Vigilância em Saúde.
LEIA TAMBÉM:
DENGUE: Descalvado confirma a 5ª morte por dengue e Américo Brasiliense a 2ª; região soma 47 no ano
SAÚDE: Com alta da dengue, São Carlos terá quatro unidades de saúde atendendo até 20h; veja locais
REGIÃO: São Carlos, Araraquara, Matão, Américo e Pirassununga estão entre 80 cidades prioritárias do país para combate à doença
A diretora explicou que o larvicida é um material recomendado pelo Ministério da Saúde e não traz riscos para a população ou animais. O material já foi utilizado no município no trabalho de nebulização costal.
Focos
Drones vão monitorar casas abandonadas e ferros velhos para combater a dengue em São Carlos
Divulgação
Segundo a diretora, o Cidade Aracy é um dos bairros com maior casos confirmados da doença na cidade. Mas o trabalho com os drones serão realizados em toda área urbana e bairro rurais, como Água Vermelha e Santa Eudóxia.
A moradora do Cidade Ararcy, Marari Cataiani, comentou que apesar de todo cuidado que tem para evitar o aparecimento do mosquito, ela não conseguiu escapar e pegou a doença há 15 dias.
O que preocupa bastante a moradora, é que ao lado da casa dela tem um terreno com uma casa abandonada aos fundos.
“Eu achei que ia morrer, de tão ruim que eu fiquei, não conseguia ficar de pé, ainda estou me recuperando. Já faz anos e anos que a casa está abandonada. E agora para ajudar eles tiraram a telha, falaram que ia arrumar e isso já vão fazer 2 meses”, disse.
Terreros de difícil acesso serão monitoras pelos drones, pastilhas de cloro serão jogadas em piscinas com risco de dengue em São Carlos
Divulgação
O secretário de saúde de São Carlos, Leandro Luciano dos Santos, informou como será realizado o trabalho de combate à dengue com a nova tecnologia.
“O equipamento vai ajudar a gente a planejar e entender onde são as áreas de maior risco, depois a gente vai com nosso pessoal de campo até esse locais que muitas vezes é terreno fechado, casas fechadas, caixa dágua aberta. Não conseguimos ver isso de forma normal e o drone com a tecnologia vai ajudar muito a combater com mais eficiência “, disse.
A diretora de saúde Denise reforçou que todas as ações precisam estar aliadas com a ajuda dos moradores.
“Precisamos transformar o nosso cenário, o objtivo é diminuir o número de casos e reduzir internação e óbitos”, finalizou.
Drones maiores com larvicida irão ajudar na pulverização contra a dengue em São Carlos
EPTV
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.