Jovem suspeito de ameaçar realizar atentado em escola, em Presidente Venceslau, é identificado pela Polícia Civil


Investigado, de 21 anos, enviou e-mails a várias unidades de ensino do Estado de São Paulo. Jovem foi identificado por ameaçar realizar atentado em escola de Presidente Venceslau (SP)
Polícia Civil
Um rapaz, de 21 anos, foi identificado nesta quarta-feira (16) como suspeito de ameaçar, por meio de e-mails, realizar atentados em escolas do Estado de São Paulo. Uma das unidades de ensino está localizada em Presidente Venceslau (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Conforme o Boletim de Ocorrência, há alguns meses, uma pessoa desconhecida enviou um e-mail para a escola de Presidente Venceslau com a seguinte mensagem: “Vou fazer um atentado nazista nessa porra aí, fique no aguardo. Não estou blefando. Tudo pronto para o massacre”.
Além do texto, a pessoa encaminhou em anexo fotos de objetos relacionados à prática do atentado, como botas, luvas, boné, cinta, máscara, uma braçadeira vermelha com o símbolo da suástica e um machadinho.
De acordo com a Polícia Civil, foi instaurado um inquérito para investigação do caso e foi apurado que, além do e-mail remetente, outros e-mails com diversas ameaças de atentados foram enviados a várias outras escolas do Estado de São Paulo. Ao todo, mais de 50 unidades de ensino foram alvos de ameaças.
As investigações identificaram que os e-mails foram enviados de uma casa em Belo Horizonte (MG).
O suspeito se apresentava com o codinome “Lobo” nas plataformas de internet e jogos virtuais e, segundo a polícia, ele teria envolvimento com diversos crimes virtuais, como apologia ao crime, ameaças, estelionatos, extorsões, “sextorsão”, além de envolvimento com grupos de ataques.
Ainda conforme os policiais, foi confirmado que o investigado possui perfil suicida voltado à apologia ao nazismo e à prática de ameaças e atentados contra escolas.
O suspeito utilizava dados e nomes falsos para enviar ameaças para escolas, além da divulgação de instrumentos ilícitos, como a suástica nazista, armas brancas e armas de fogo.
O delegado responsável solicitou e o Poder Judiciário local decretou a realização de busca e apreensão domiciliar em endereços relacionados aos investigados, além da quebra do sigilo de dados informáticos, telemáticos e telefônicos.
A Delegacia de Investigações Gerais de Presidente Venceslau, com o apoio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético de Belo Horizonte (MG), deu início à operação “Wolf Mask” e cumpriu mandados de busca e apreensão nos endereços relacionados ao suspeito.
Durantes as buscas, foram apreendidos um celular, um notebook, uma braçadeira com símbolo nazista, roupas, máscaras, simulacros de arma de fogo, armas de pressão e airsoft, diversas notas nacionais e estrangeiras falsas, entre outros objetos de interesse para a investigação.
Conforme a Polícia, o suspeito confessou as práticas.
As investigações ainda estão em andamento para a identificação de outros envolvidos.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.