Baixar
Tocar
A prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta quarta-feira (16) os Objetivos do Envelhecimento Saudável, uma série de diretrizes estratégicas para garantir os direitos da pessoa idosa.
As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e estão alinhadas aos princípios da Década do Envelhecimento Saudável, que vai até 2030, proposta da Organização das Nações Unidas.
O secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Felipe Michel, explicou o que são os objetivos.
“É uma bússola para nortear o Rio de Janeiro, a chamar esses objetivos e colocar em prática até 2030, tornando o Rio a capital do envelhecimento saudável”.
Já o prefeito Eduardo Paes destacou a importância da medida.
“Cada vez a gente vai viver mais. Avanço da ciência, avanço da medicina, avanço da consciência. Quando é que lá atrás alguém ia trazer para o debate público de políticas públicas, de ações de governo, a questão com a preocupação com a qualidade de vida e com a melhor idade”.
Entre os Objetivos do Envelhecimento Saudável definidos no decreto estão: longevidade e qualidade de vida, direto à cidade, protagonismo e participação pública, intergeracionalidade, bem-estar social, combate ao etarismo, inclusão digital, oportunidades no mercado de trabalho, proteção ativa e garantia de direitos, educação de qualidade, segurança alimentar e condições adequadas de moradia.

Saúde Entre os 12 objetivos estão a inclusão digital e o combate ao etarismo Rio de Janeiro 16/04/2025 – 17:31 Fábio Cardoso / Liliane Farias Carolina Pessôa – Repórter da Rádio Nacional idoso qualidade de vida envelhecimento saudável quarta-feira, 16 Abril, 2025 – 17:31 1:30