Viva Maria: levantamento inédito busca mapear população com autismo

Baixar


Neste Abril Azul, o Viva Maria destaca uma iniciativa pioneira: o Mapa do Autismo no Brasil, que busca traçar um panorama detalhado sobre quem são, onde estão e do que precisam as pessoas autistas no país. O programa conversa com a professora de estatística Wanessa Cristina Tierlli, membro da equipe de comunicação do MAB, organização não-governamental que está produzindo o levantamento. Ela própria autista, Wanessa explicou o propósito e os desafios do projeto.

“Esse é o nosso terceiro ano fazendo a pesquisa. Ano passado teve um grande congresso em Brasília, onde foi lançada a primeira fase, e este ano estamos fazendo a segunda fase, que é fazer esse levantamento em vários estados do Brasil.”

O mapeamento é voltado tanto para pessoas autistas quanto para seus cuidadores, e tem como meta alcançar mais de 55 mil respostas até o final do mês. Segundo a pesquisadora, a iniciativa visa não apenas entender a realidade dos autistas brasileiros, mas também fornecer dados para a formulação de políticas públicas mais eficazes. “Quando a gente consegue saber onde os autistas estão, do que eles estão precisando, conseguimos ajudar de forma efetiva”, destaca.

Atualmente, não há números precisos sobre essa população. Wanessa lembrou que o IBGE tentou incluir o tema no Censo Demográfico de 2022, mas de forma limitada. “Foi apenas uma pergunta, e muitas famílias não responderam. Não foi eficaz”, explicou. 

Além da escassez de dados, o mapeamento do MAB ainda também enfrenta barreiras logísticas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. “Algumas regiões estamos encontrando mais dificuldade, justamente pela questão logística. Por isso, é muito importante o engajamento da população, de responsáveis e de pessoas que conhecem autistas”, salienta Wanessa.

Outro desafio citado pela pesquisadora é o preconceito. “O preconceito é grande. Muitas vezes vem de todos os lados da sociedade e até de pessoas próximas. Lidar com o autismo já não é fácil. Enfrentar pessoas que não entendem e que ainda atrapalham essa evolução é muito difícil.”

Para participar do levantamento, basta acessar o questionário disponível no site do MAB (www.mab.autismo). “É um questionário de fácil acesso, com poucas perguntas, mas bem completo. Foi pensado para pessoas de todos os níveis de escolaridade e de todas as regiões do Brasil”, garante Wanessa.

O prazo para responder é até o dia 30 de abril. Entre as informações solicitadas estão idade, sexo, renda familiar e ocupação.

 

Rio de Janeiro - 8ª Caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ma zona sul da cidade (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Geral Para participar, basta acessar o questionário no site www.mab.autismo Brasília 17/04/2025 – 09:49 Rádio Nacional / Rilton Pimentel Mara Régia – Apresentadora do Viva Maria Viva Maria autismo MAB Abril Azul Wanessa Cristina Tierlli quinta-feira, 17 Abril, 2025 – 09:49 9:36

Adicionar aos favoritos o Link permanente.