
Irregularidade no período chuvoso em algumas regiões do estado acabou provocando a ‘seca verde’: apesar da lavoura estar verdinha, não há umidade o bastante no solo para sustentar a produção agrícola. A seca também preocupa em outros 415 municípios da região Nordeste
Jornal Nacional
Municípios de três estados da região Nordeste estão em situação de emergência por causa da seca, em um período normalmente seria de chuva.
Os pés de milho já deveriam estar prontos para colheita.
“Precisa da água para poder criar esse carocinho de milho, o caroço. Aí tem que chover bem para encher até aqui nessa pontinha. Pode chover, mas não tem mais salvação não”, diz o agricultor Francisco Luís Pereira.
Essa irregularidade no período chuvoso em algumas regiões do Piauí acabou provocando um fenômeno conhecido como “seca verde”. Apesar da lavoura estar verdinha, não há umidade o bastante no solo para sustentar a produção agrícola. Desde janeiro de 2025 não chove com regularidade em Santa Cruz do Milagres, na região centro-norte do Piauí. Segundo o Monitor de Secas, há oito anos, o Piauí não enfrentava uma estiagem tão severa em plena estação das chuvas.
“Todos estão sendo impactados, principalmente os agricultores, famílias do nosso município, que as lavouras estão 80%, 90% perdidas”, afirma Francisco Lima, secretário de agricultura.
A seca também preocupa em outros 415 municípios da região Nordeste. Na Paraíba, 118 municípios decretaram emergência por causa da estiagem; 28 estão racionando água. Em oito, o abastecimento foi paralisado. Na Bahia, a seca devastou plantações; 74 municípios sofrem com a falta de chuva, impactando quase 3 milhões de pessoas.
“Eu tinha 15 mil pés de tomate ali, perdi por completo, por falta de água e a temperatura alta. O prejuízo aqui já vai passando de R$ 16 mil”, lamenta o agricultor Francisco Casusa Lopes.
No Piauí, os efeitos da seca atingem 129 cidades. Em Fartura, o maior reservatório já não faz mais jus ao nome da cidade.
Nos últimos sete anos, tinha água, abastecia aquela caixa d’água e jogava para a cidade. Ajudava bastante. Mas agora se encontra 100% seca”, diz Josiano Calixto, procurador do município de Fartura.
“Um sentimento de tristeza, de ver a gente plantar com todo o esforço, carinho, e aí ver assim tudo perdido, acabado. A gente fica mesmo com o coração partido”, lamenta a agricultora Valdineide Maciel.
LEIA TAMBÉM
Seca e estiagem atingem mais da metade do Piauí: ‘Sem chuva, sem plantio, sem comida e sem vida’
‘Deixo de comer para comprar água’, ‘é suja, mas não tem outra’: os relatos da população afetada pela seca no Piauí