Censo 2022: 52% dos moradores de Uberlândia moram em vias com rampas para cadeirantes; em Uberaba, 36%


Novos dados do Censo 2022 colocam as duas cidades do Triângulo Mineiro, além de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, entre as melhores do país em infraestrutura urbana. Uberlândia é a 5ª melhor do país com população morando em vias com acessibilidade nas calçadas
João Ricardo/TV Integração
A cidade de Uberlândia está entre as cinco melhores do país em número de moradores que vivem em vias com calçadas adaptadas, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (17). Uberlândia também se destacou no quesito.
Com base no Censo 2022, o levantamento das características urbanísticas do entorno dos domicílios mostrou que quase 52% da população urbana de Uberlândia reside em locais com rampas de acesso para cadeirantes. Já em Uberaba, 35,7% dos moradores vivem em vias com esse tipo de estrutura, essencial para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Concentrações urbanas/calçadas com rampas – Maiores Percentuais (%)
Além das rampas, outro indicador analisado pelo Censo 2022 foi a presença de calçadas e a qualidade delas. Uberaba novamente se destacou como a 2ª cidade do Brasil com maior concentração urbana de domicílios em vias com calçadas, totalizando 99,4%. No entanto, apenas 41,9% desses domicílios contam com calçadas livres de obstáculos, como postes, buracos ou vegetação.
Concentração urbana/domicílios com calçadas – Maiores Percentuais (%)
Concentração urbana/calçadas sem obstáculos – Maiores Percentuais (%)
Infraestrutura viária no Triângulo Mineiro
Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas também estiveram presentes em alguns quesitos de infraestrutura urbana.
O município de Uberaba aparece entre as melhores cidades do país, com 99,8% da população urbana vivendo em áreas com cobertura de iluminação pública, ocupando a 3ª posição no ranking nacional. Patos de Minas também se destacou, com 99,7% dos moradores em vias atendidas pelo serviço.
Concentração urbana/iluminação pública – Maiores Percentuais (%)
Quanto ao quesito de circulação de veículos pesados, como ônibus e caminhões, as duas principais cidades do Triângulo Mineiro também figuram entre as melhores.
Uberaba conta com 99,6% da concentração urbana de moradores em domicílios localizados em trechos de vias com capacidade máxima de circulação desses veículos, enquanto Uberlândia tem 99,1%.
Sobre a presença de pavimentação das vias, 99,7% da população uberabense vive em ruas asfaltadas. Patos de Minas mais uma vez se posicionou bem, com 99,5% dos moradores em trechos pavimentados.
Concentração urbana/vias pavimentadas – Maiores Percentuais (%)
LEIA TAMBÉM:
Censo do IBGE: Com crescimento de quase 20%, Uberlândia é a cidade com maior aumento populacional em MG
Censo 2022: em Uberlândia, 30% dos domicílios são alugados e 25% são apartamentos
Uberlândia tem 24 favelas, segundo o IBGE
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.