Bispos do Brasil fazem homenagem ao Papa Francisco; ‘ele foi uma benção para nosso tempo’


Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) diz que tem reverência e gratidão pelo pontífice. Papa morreu aos 88 anos, nesta segunda, às 2h35 pelo horário de Brasília. Dom Ricardo Hoepers diz que papa “foi uma benção para nosso tempo”.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez uma homenagem para o Papa Francisco, que morreu na manhã desta segunda-feira (21). A organização diz que tem reverência e gratidão pelo pontífice (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
“Papa Francisco nos deixou, mas reconhecemos que ele foi uma benção para nosso tempo. […] A igreja, em luto, despede-se de um pastor”, disse Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB.
Dom Ricardo Hoepers diz que Francisco “caminhava com o povo, ouvia antes de falar e servia antes de ser servido”. Para ele, o papa construiu uma “ponte entre o evangelho e as dores do mundo”.
Francisco morreu aos 88 anos, nesta segunda, às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário de Roma, onde ele faleceu. Segundo o Vaticano, insuficiência cardíaca e um AVC foram as causas da morte.
Francisco chegou a aparecer publicamente neste domingo (20) de Páscoa, para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro. Nesta segunda (21), a notícia de sua morte foi anunciada pelo Vaticano.
Francisco foi o primeiro latino-americano a ocupar o cargo máximo da Igreja Católica, por 12 anos.
Homenagens em Brasília
Missa na Catedral Metropolitana de Brasília, nesta segunda (21), faz homenagem ao Papa Francisco.
TV Globo
A Arquidiocese de Brasília lamentou sua morte através de um comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira (21). O governador Ibaneis Rocha decretou luto de sete dias no DF.
“Humildade, misericórdia e diálogo: essas foram as características que marcaram seu pontificado”, diz a Arquidiocese.
A Arquidiocese lembra que o pontífice enfrentou uma “corajosa batalha pela recuperação de sua saúde”.
Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, quadro que o manteve internado por cerca de 40 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos.
‘Deus é brasileiro’, ‘eis-me aqui’… mensagens do papa Francisco
LEIA TAMBÉM:
ESCOLHA DO NOVO PAPA: Quem são os dois cardeais de Brasília que podem participar do Conclave
PÁGINA ESPECIAL mostra o legado de Jorge Bergoglio em 4 atos
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.