
A trincheira começou a funcionar nesta quarta-feira (23). Ainda em abril, a Prefeitura também entregou outras duas obras de mobilidade urbana: uma nova trincheira na Rua Haia, no Bairro Alto Umuarama, e uma ponte sobre o Rio Uberabinha, no Bairro Taiaman. Trincheira na Avenida Afonso Pena é liberada em Uberlândia
Inaguração trincheira Afonso Pena – Norberto Nunes; 2025; Uberlândia
Valter de Paula/Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Uberlândia
Ligando a região central de Uberlândia com os bairros Alto Umuarama e Grana Marileusa, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (23) a trincheira Norberto Carlos Nunes de Paula, na Avenida Afonso Pena.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), com a liberação da passagem, mudanças foram feitas no trânsito da região, nos sentidos das avenidas Cesário Alvim, Afonso Pena e Floriano Peixoto. Veja mais abaixo como ficam os novos fluxos.
Seis linhas de ônibus também terão os trajetos ajustados por conta das mudanças.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Investimento
Segundo a Prefeitura, a construção da trincheira custou R$ 16,7 milhões. O valor saiu do Fundo Municipal de Transporte, com financiamento obtido junto ao Banco do Brasil.
A obra tem 200 metros de extensão e 6,5 metros de largura. Conforme estimativa da Settran, 35 mil veículos passam pelo trecho por dia.
Inaguração da trincheira na Avenida Afonso Pena aconteceu nesta quarta-feira (23)
Valter de Paula/Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Uberlândia
Alterações nos sentidos das avenidas
As alterações abrangem o trecho entre a Avenida Doutor Vicente Salles Guimarães e a Rua Lapa do Lobo. Confira abaixo como fica:
Avenida Afonso Pena: passa a ter sentido único centro-bairro;
Avenida Floriano Peixoto: terá circulação em sentido único bairro–centro, com exceção do trecho sob o pontilhão;
Avenida Cesário Alvim: passa a ter sentido único centro–bairro, com exceção do trecho a partir da Avenida Maria Silva Garcia, cujo tráfego será em mão dupla.
Segundo a Settran, os motoristas deverão acessar a Rua Tito Teixeira, seguir pela Avenida Floriano Peixoto (sob o pontilhão), virar à direita na Avenida Vicente Salles Guimarães e retornar para a Avenida Cesário Alvim.
Já os condutores que estiverem na Avenida Doutor Vicente Salles Guimarães (sentido aeroporto–centro) e desejarem seguir para o Bairro Granja Marileusa, deverão acessar pelas avenidas Cesário Alvim ou Laerte Caetano da Silva, porque não haverá mais a conversão para direita na Avenida Floriano Peixoto.
Quem trafegar pela Rua Doutor Luiz Antônio Waack, no Bairro Umuarama, poderá acessar a nova trincheira pela Avenida João Pinheiro, seguindo pela Rua Iguaçu até a Avenida Afonso Pena.
Veja abaixo quais linhas de ônibus terão mudanças no trajeto:
A214 (Terminal Umuarama – Bosque dos Buritis)
A219 (Terminal Umuarama – Coca-Cola via Bosque dos Buritis)
T123 (Algar Tech – Terminal Umuarama – Terminal Central)
T126 (Terminal Umuarama – Algar Tech ACS)
A211 (Terminal Umuarama – Aclimação via Clube Tangará)
A230 (Dom Almir – Terminal Umuarama)
De acordo com a Settran, os veículos de transporte público dessas linhas não vão precisar mais passar pelo Bairro Custório Pereira, sendo assim, utilizando a nova trincheira nos trajetos.
Os ônibus sairão do Terminal Umuarama pela Avenida Afonso Pena, seguirão pela Avenida Vicente Salles Guimarães e vão acessar a Avenida Floriano Peixoto pela nova obra.
Nova trincheira na Rua Haia
Trincheira Badue Morum Bernardino na Rua Haia, no Bairro Alto Umuarama
Valter de Paula/Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Uberlândia
A Prefeitura também entregou recentemente a construção de uma outra trincheira, nomeada de Bádue Morum Bernardino, na Rua Haia. A inauguração foi feita no dia 10 de abril. A obra amplia o acesso ao Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato.
A nova trincheira conta com quatro faixas de rolamento, sendo duas em cada sentido da via. Além disso, também há uma ciclovia e passagem para pedestres. Ao todo, a construção tem 32,70 metros de comprimento e 25,60 metros de largura.
A obra também contou com a construção de uma passagem sob a linha férrea, com ligação até a Avenida Sacadura Cabral, no Bairro Alto Umuarama.
Ponte no Bairro Taiaman
Ponte Samuel Vital Ferreira sobre o Rio Uberabinha, no Bairro Taiaman
Valter de Paula/Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Uberlândia
Um dia depois de inaugura a trincheira na Rua Haia, a Prefeitura também inaugurou a Ponte Samuel Vital Ferreira sobre o Rio Uberabinha, na Avenida Izebeth Domingos, no Bairro Taiaman, ligando as regiões Norte e Oeste de Uberlândia.
A construção tem 66 metros de extensão e duas pistas de 4 metros de largura cada. A obra se conecta com a Rua dos Trópicos, no Bairro Jardim Brasília.
Segundo a Prefeitura, o projeto também abrangeu a construção de uma nova via, entre a Avenida 02 e a Rua dos Trópicos, com 400 metros de cada lado e duas rotatórias de acesso à ponte.
O valor investido na obra pelo Município foi de R$ 12,7 milhões, originado de financiamento obtido no Banco do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
‘Uberlândia Integrada 3’: construção de trincheiras e duplicação de viaduto estão previstas em nova etapa
Ponte sobre o Rio Uberabinha no Anel Viário Sul deve ser entregue em 2025; confira o andamento da obra
Laudo comprova danos estruturais e risco à segurança em ponte na divisa entre MG e SP
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas