Baixar
Tocar
Dados do Ministério da Saúde apontam que internações de idosos pelo SUS cresceram quase 10% no Pará em um ano. As principais causas das internações são doenças dos aparelhos circulatório e respiratório. Em 2023, foram 95.848 internações. Em 2024, esse número subiu para 105.131. Já em 2025, até janeiro, foram 7.496 internações.
As principais causas das internações entre pessoas com 60 anos ou mais são doenças do aparelho circulatório, com 17,49%; doenças do aparelho respiratório, com 12,79%; doenças do aparelho digestivo, com 11,96%; lesões, envenenamento e outras consequências de causas externas, 11,59%, entre outras.
A geriatra dra. Sheyla Calixto explica os cuidados que devemos ter com idosos:
“Nós estamos no período do inverno amazônico. Então, está ocorrendo a chuva, e é nesse período que aumentam as internações por infecções de vias aéreas, principalmente pelo vírus da gripe. Ela pode complicar com uma pneumonia, com uma inflamação de ouvido, com uma otite, com sinusite. E as internações ocorrem, principalmente, nos extremos da idade, as crianças pequenas e os idosos”.
De acordo com especialistas, o grande desafio é a descompensação das doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica, que, se mal controladas, levam à hospitalização.
Dr. Antônio reforça que a prevenção é o melhor caminho para reduzir as internações. Ações simples como vacinação contra gripe, covid-19, pneumonia e herpes zoster, uma alimentação balanceada, hidratação, prática de atividade física adaptada, boa qualidade de sono e prevenção de quedas fazem toda a diferença.
Sheyla Calixto orienta para alguns cuidados:
“Quando alguém ficar doente, essa pessoa deveria ficar isolada da família, usar o banheiro, durante o período da doença, sozinha, (…) usar máscara na pessoa doente, para ver se vários membros da família não adoecem. O que está acontecendo é que a família inteira está adoecendo com a mesma virose. Isso tudo pode ser evitado com esses cuidados. As medidas que nós usamos durante a pandemia de covid devem permanecer”.
Para quem quiser buscar atendimento, o serviço da Casa do Idoso ocorre na Av. José Malcher, entre as travessas Benjamin Constant e Dr. Moraes, em Belém, de segunda a sexta de 7h às 17h. Atendimento com médicos especializados em geriatria, cardiologia, neurologia etc. Equipe multiprofissional de psicologia, nutrição, fisioterapia, grupos ativos para idosos e práticas de emoção à saúde.

Saúde Doenças dos aparelhos circulatório e respiratório se destacam Brasília 23/04/2025 – 18:30 Rádio Cultura de Belém / Rafael Guimarães Marcos Aleixo – Rádio Cultura de Belém Casa do Idoso SUS idosos quarta-feira, 23 Abril, 2025 – 18:30 3:37