
Câmera registrou incêndio que deixou um ferido durante a troca de um botijão de gás em escola de Carmo do Rio Claro (MG). Aprenda como substituir o item com segurança. Bombeiro ensina como a troca do botijão de gás pode ser feita com segurança
Um vazamento de gás durante a troca de um botijão gerou um incêndio na cozinha da Escola Estadual Geraldo de Andrade Vilela, em Carmo do Rio Claro (MG). O caso deixa um alerta sobre os cuidados a serem tomados na hora de realizar o procedimento.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Câmeras de segurança da escola registraram o início do fogo. Pelas imagens, nota-se que uma das chamas do fogão está acesa durante a troca do botijão, o que os bombeiros dizem não ser seguro.
Em entrevista à EPTV, afiliada à Globo, o aspirante do Corpo de Bombeiros, Douglas Marçal, também deu orientações a serem seguidas na compra do item. (veja no vídeo acima)
“Primeiramente, ao comprar o botijão de gás, deve-se comprar esse vasilhame em lojas especializadas e credenciadas com as medidas de segurança. Avaliar as condições dele, se ele está amassado ou se ele está enferrujado. Avaliar se ele também vai estar com o lacre de segurança, (…) se tem o selo do Inmetro, porque isso dá credibilidade, dá segurança ao botijão de gás”, explica o aspirante.
Outro detalhe importante é o estado de conservação da mangueira que liga o botijão ao fogão.
“É imprescindível que as mangueiras do botijão de gás nunca estejam na parte de trás do fogão, pois, ao se utilizar o forno é gerado um calor extremo e pode estragar as mangueiras e gerar esse vazamento. Avaliar também a data de validade da mangueira e do regulador de pressão, porque se estiver fora da validade não vai estar em sua integridade”.
O militar também orienta a deixar o botijão em local aberto e arejado, pois, caso haja vazamento, o gás terá para onde sair, além de verificar o fechamento correto das chamas do fogão. Evitar deixar objetos em cima do fogão que facilitem a condução de chamas, como panos de prato, também é uma dica.
Finalizada a troca, basta verificar se a válvula está bem encaixada e o gás não está vazando. Para isso, colocar uma esponja com detergente ao lado da válvula é uma dica simples e rápida; se não aparecer bolhas, o botijão estará instalado corretamente.
Princípio de incêndio atinge escola estadual em Carmo do Rio Claro durante troca de botijão
Reprodução / Câmera de segurança
Armazenamento de botijões
Segundo informado à EPTV pelo tenente Paulo Estevam Costa, do Corpo de Bombeiros de Varginha, há uma normatização específica dos bombeiros que orienta o armazenamento de botijões de gás em ambientes como escolas.
Pela regra, é permitido manter até cinco recipientes do tipo P13 no local – sendo um em uso e um de reserva dentro da cozinha. Os outros três devem ser armazenados em área externa, em local arejado, afastado de tubulações, redes de esgoto ou outros pontos que possam acumular gás.
Outra alternativa, segundo o tenente, é seguir a Instrução Técnica nº 23 do Corpo de Bombeiros, que prevê a construção de uma central de gás liquefeito de petróleo (GLP) com abrigo adequado. Essa estrutura deve contar com portas teladas e ventilação adequada, garantindo a segurança do ambiente.
Câmera registrou início do incêndio
O incêndio aconteceu durante a troca de um botijão de gás enquanto o almoço era preparado na Escola Estadual Geraldo de Andrade Vilela, em Carmo do Rio Claro, na tarde desta terça-feira (22).
Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o gás vaza e entra em combustão. Um fogão ainda estava com a chama acesa no momento da substituição, o que intensificou o fogo. Os danos foram leves e restritos à área da cozinha.
Conforme apurado pela EPTV, afiliada Globo, o funcionário da empresa responsável pela troca do botijão sofreu queimaduras leves no rosto e nas mãos, mas teria recusado atendimento médico.
Seis extintores foram usados para conter o fogo. Todos os alunos foram evacuados com segurança para a quadra esportiva. De acordo com a direção escolar, a ação rápida foi possível graças ao treinamento de prevenção e combate a incêndios realizado com frequência pela equipe da escola.
Botijão de gás pega fogo durante troca e causa susto em escola de Carmo do Rio Claro, MG
Em nota enviada ao g1, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que o incidente ocorreu durante a troca de um botijão de gás realizada por uma empresa contratada pela escola. A situação foi rapidamente controlada, resultando apenas em pequenos danos materiais, sem registro de feridos.
Segundo a secretaria, a escola possui extintores e o incêndio foi apagado imediatamente pelos servidores da unidade escolar. A direção da escola acionou a empresa responsável pelo fornecimento do gás para que assuma os prejuízos materiais causados.
Além disso, a Superintendência Regional de Ensino de Passos, responsável pela coordenação da escola, enviou uma equipe, nesta quarta-feira (23), para orientar a direção sobre os procedimentos necessários na área da cozinha, garantindo a segurança de todos. As aulas na escola não foram prejudicadas e seguem normalmente.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas