Você sabia que as bandeiras coloridas indicam setores do Praia Limpa? Entenda!


Pulseiras de identificação distribuídas às crianças seguem as cores dos postos, facilitando a localização dos responsáveis. Bandeiras do projeto são distribuídas em setores.
Leandro de Santana/Especial
Quando o projeto Praia Limpa inicia no Recife, as praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa (e seus frequentadores) só têm a ganhar. A iniciativa da Globo em parceria com a Prefeitura leva conscientização, colabora com a limpeza e a segurança, e deixa tudo mais colorido, não por acaso.
Mais do que sinalizar um dia de ação, indicando a presença de monitores, as bandeiras coloridas identificam postos oficiais espalhados pela faixa de areia. Cada um leva o nome da respectiva cor (setor vermelho, por exemplo), o que delimita aquela área e favorece quem atua no projeto ou se beneficia dele.
A separação também é respeitada na hora de identificar as crianças, parte do trabalho desempenhado pelos monitores – além de distribuir sacolas de papel para os moradores e turistas destinarem corretamente o lixo, eles colocam pulseirinhas nos pequenos, com nome e contato do responsável, quando autorizados. Desta forma, se o menor estiver no setor amarelo, receberá uma pulseira da mesma cor.
Mesmo sem exatidão do local, ajuda bastante. Caso uma criança se perca, há um ponto de partida para localizar a família, explica Maria Eduarda da Silva, a Duda, chefe de um dos postos. A referência, além de diminuir a área de busca, faz toda a diferença quando o contato telefônico não funciona.
“Cada posto tem a sua cor de pulseira, então, fica mais fácil a gente saber a imediação que essa criança se encontra”, explica.
Duda é chefe de um dos postos do projeto Praia Limpa.
Leandro de Santana/Especial
Segundo Duda, o projeto é dividido em seis postos, cada um com a dimensão de 1 quiômetro. Quatro deles estão em Boa Viagem, um na altura do Pina e outro em Brasília Teimosa (confira abaixo).
Quem é de Recife ou se acostumou a frequentar a capital pernambucana sabe bem como funciona a iniciativa, realizada pela 26ª vez. Mais do que distribuir sacolas de papel (180 mil) e pulseirinhas (15 mil), o propósito é conscientizar as pessoas para que criem o hábito de cuidar do meio ambiente.
A monitora Amanda Maria da Silva considera o Praia Limpa um exemplo e gostaria de ver ações do mesmo tipo em outras cidades.
“Sou de Olinda, seria muito interessante levar para outros lugares”, afirma.
Em 2025, as atividades do projeto no Recife vão até o final de abril, mas os esforços para manter a praia limpa ocorrem o ano todo. A Prefeitura mantém uma operação contínua de limpeza que inclui varrição e coleta, além de uma operação mecanizada na areia durante a noite.
Todo mundo pode fazer a sua parte. Vamos manter a Praia Limpa, jogando o lixo no saquinho, em qualquer época do ano!
PRAIA LIMPA 2025
Postos oficiais
Azul: Ed. Juliana
Amarelo: Ed. Acaiaca
Vermelho: Casa Brigadeiro
Verde: Hotel Marante
Laranja: Hotel Transamérica
Violeta: Brasília Teimosa
Ações em abril
Dias 6, 13, 21 e 27
Barraca também sinaliza a cor de cada setor do projeto.
Leandro de Santana/Especial
Adicionar aos favoritos o Link permanente.